Você já deve ter ouvido falar de mais uma engenhosa alternativa para reduzir as chances de ter sua moto levada por bandidos. É a “vacina”, que promete reduzir as chances de roubo de moto.
A chamada “vacina antifurto” pretende deixar as motos menos atraentes para os criminosos. Isso porque a novidade consiste em marcar todas as peças com o número de chassi ou placa da motocicleta.
No mercado, a tal vacina custa entre R$ 150 e R$ 220 para motos. As empresas que realizam a marcação ainda colocam adesivos refletivos nas peças vacinadas.
Segundo Edgar Francisco da Silva, presidente da Associação dos Motofretistas de Aplicativos e Autônomos do Brasil, a “vacina antifurto” é de extrema importância para quem trabalha com moto na região metropolitana de São Paulo.
A “vacina antifurto” não é ilegal perante a lei. No entanto, a novidade não é garantia de fim dos furtos e roubos. Alguns desmanches “raspam, lixam e repintam a peça” para esconder a numeração.
Muitos aderem, outros duvidam da eficiência da vacina antifurto. Porém, há um consenso: todos concordam que quem move o mercado são os compradores/receptores de peças roubadas, geralmente atraído pelos preços baixos dos produtos.
Descubra quanto vale sua moto na Tabela Fipe!