O Dakar 2024 vai começar! O evento rola na Arábia Saudita de 5 a 19 de janeiro e terá quase 8 mil km. Relembre a história de Thierry Sabine, criador do maior evento off road do mundo.
Quando o assunto é rali, o primeiro nome que vem à nossa mente é Dakar. Afinal, é o maior e mais tradicional evento off road do planeta, criado nos anos 1970 e que até hoje consegue se reinventar e cativar a atenção do mundo todo.
No entanto, nada disso seria possível se não fosse a iniciativa de Thierry Sabine, o criador do Rally Paris-Dakar. Conheça sua incrível história.
Nascido em 13 de junho de 1949, em uma família de boas condições financeiras, Sabine cresceu em um ambiente onde o amor pela velocidade era passado de gerações. Isso porque seu pai era um dentista e piloto de rali ocasional em Le Touquet.
Logo após Sabine se formar em marketing e publicidade, ele se tornou um piloto de corridas com até certo sucesso em sua carreira. Conquistou a série GT da França, em 1974, e competiu no rali mundial e nas 24h de Le Mans entre 1975 e 1977.
Sem Thierry Sabine, um dos eventos mais desafiadores e grandiosos do mundo, o rali Dakar, nunca teria existido. Além da sua invenção, suas habilidades de relações públicas transformaram a categoria em um fenômeno global.
Ele faleceu jovem, aos 36 anos, quando fazia o resgate de um piloto. Seu helicóptero foi sugado por uma tempestade de areia, no deserto de Mali, país africano vizinho de Senagal. O acidente ocorreu próximo à Árvore Téneré, posteriormente chamada de Árvore Thierry Sabine.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!