Lançada há alguns meses, a Yamaha FZ 15 segue dando o que falar. E, cá entre nós, é fácil entender os motivos que fizeram da nova Fazer 150 tão comentada.
A pequena Yamaha possui vários itens de série raros em motos de baixa cilindrada, especialmente se comparada com a líder isolada do segmento, Honda CG 160 Titan. Mas será que ela vale mesmo a compra? Rodamos na moto e vamos falar.
Pequena e bem equipada, quer ser a primeira ‘small premium’ do mercado brasileiro. Assim, conta com: ABS na dianteira; freio a disco traseiro; farol em LED e com DLR; lanterna em LED; suspensão monoamortecida; motor flex; chave em posição central.
O motor é o mesmo das Fazer 150, Crosser e Factor 150. Tem 149cc, arrefecimento a ar e 2 válvulas. Entrega 12,2 cv de potência e 1,3 kgf.m de torque na gasolina. O câmbio é de 5 velocidades.
Na cidade a FZ 15 está em casa. Com 125 kg a seco ela passa muito bem no corredor, desviando dos carros e qualquer obstáculo. Motor com boa arrancada. O painel com indicador de marchas e função ECO, ajuda - o lampejador de farol, também.
Na estrada, a FZ 15 se destaca pela ótima ciclística. Com suspensões firmes e pneus largos, lembra muito a FZ 25 (nova Fazer 250). Só falta um pouco de motor, já que os 12 cv estão longe de emocionar.
Um preço Competitivo, próximo de concorrentes menos equipadas. O sugerido é R$ 16.990 (R$ 17.555 para SP), mas nas lojas custa R$ 19.196, segundo a FIPE.
É cerca de 'apenas' R$ 300 a mais que a CG 160 Titan (FIPE: R$ 18.868), líder da categoria. Com motor mais potente, a Honda não tem ABS, painel com indicador de marchas, suspensão monoamortecida ou luzes em LED, por exemplo.
O mercado ainda oferece motos como a Haojue DR 160 e Apache RTR 200. A Dafra tem até tomada USB, suspensão dianteira SHOWA com regulagem e embreagem deslizante, custando 'apenas' R$ 17.393 (FIPE). Porém, sofre com uma pequena rede de concessionárias.
A FZ 15 une o motor resistente da marca a um conjunto com vários componentes interessante. Ainda, conta com o suporte da rede Yamaha. É uma opção a considerar pra quem busca uma moto pequena, 'acessível' e bem-equipada.