Cream Section Separator
Red Section Separator

Vale a pena comprar uma Yamaha FZ 15? Teste + avaliação + preço FIPE

Cream Section Separator
Red Section Separator

Lançada há alguns meses, a Yamaha FZ 15 segue dando o que falar. E, cá entre nós, é fácil entender os motivos que fizeram da nova Fazer 150 tão comentada.

Cream Section Separator
Red Section Separator

A pequena Yamaha possui vários itens de série raros em motos de baixa cilindrada, especialmente se comparada com a líder isolada do segmento, Honda CG 160 Titan. Mas será que ela vale mesmo a compra? Rodamos na moto e vamos falar.

Cream Section Separator
Red Section Separator

Pequena e bem equipada, quer ser a primeira ‘small premium’ do mercado brasileiro. Assim, conta com: ABS na dianteira; freio a disco traseiro; farol em LED e com DLR; lanterna em LED; suspensão monoamortecida; motor flex; chave em posição central.

Bem-equipada

Cream Section Separator
Red Section Separator

O motor é o mesmo das Fazer 150, Crosser e Factor 150. Tem 149cc, arrefecimento a ar e 2 válvulas. Entrega 12,2 cv de potência e 1,3 kgf.m de torque na gasolina. O câmbio é de 5 velocidades.

Motor igual, todo o restante diferente

Cream Section Separator
Red Section Separator

Na cidade a FZ 15 está em casa. Com 125 kg a seco ela passa muito bem no corredor, desviando dos carros e qualquer obstáculo. Motor com boa arrancada. O painel com indicador de marchas e função ECO, ajuda - o lampejador de farol, também.

Teste na cidade

Cream Section Separator
Red Section Separator

Na estrada, a FZ 15 se destaca pela ótima ciclística. Com suspensões firmes e pneus largos, lembra muito a FZ 25 (nova Fazer 250). Só falta um pouco de motor, já que os 12 cv estão longe de emocionar.

Na rodovia

Cream Section Separator
Red Section Separator

Um preço Competitivo, próximo de concorrentes menos equipadas. O sugerido é R$ 16.990 (R$ 17.555 para SP), mas nas lojas custa R$ 19.196, segundo a FIPE.

E o preço?

Cream Section Separator
Red Section Separator

É cerca de 'apenas' R$ 300 a mais que a CG 160 Titan (FIPE: R$ 18.868), líder da categoria. Com motor mais potente, a Honda não tem ABS, painel com indicador de marchas, suspensão monoamortecida ou luzes em LED, por exemplo.

Concorrência

Cream Section Separator
Red Section Separator

O mercado ainda oferece motos como a Haojue DR 160 e Apache RTR 200. A Dafra tem até tomada USB, suspensão dianteira SHOWA com regulagem e embreagem deslizante, custando 'apenas' R$ 17.393 (FIPE). Porém, sofre com uma pequena rede de concessionárias.

Outras opções

Cream Section Separator
Red Section Separator

A FZ 15 une o motor resistente da marca a um conjunto com vários componentes interessante. Ainda, conta com o suporte da rede Yamaha. É uma opção a considerar pra quem busca uma moto pequena, 'acessível' e bem-equipada.

Veredito: vale a pena?