No Brasil, motos de até 50 cc (ou elétricas de até 4 kW / 5,4 cv) não precisam de CNH A. Considerados ciclomotores, os veículos precisam apenas da ACC, Autorização também obtida no Detran. Veja 5 opções.
O modelo com semelhanças com uma bike é um veículo elétrico, que possui um motor em cubo de 350 W de potência. Esse ciclomotor alcança uma velocidade máxima de 25 km/h, tem acelerador integrado e display monitorando a bateria.
A Shineray oferece no Brasil a scooter elétrica PT1. Apesar do tamanho, o modelo promete chegar aos 40 km/h, apesar de também ter motor com apenas 350 W de potência. Em resumo, trata-se de uma scooter leve, pesa 50 kg.
Existem modelos como a CUB Shineray Jet 50, que também podem ir as ruas com a Autorização. Um modelo com visual de “Honda Biz”, movido a gasolina, mas com apenas 2,7 cv de potência.
A fabricante nacional Bull Motors também oferece a sua opção de CUB, que pode rodar com ACC. O modelo é a F5 Plus NG, movida por um motor a gasolina de 48,7 cm³, mas entregando um pouco mais de força, com 3,5 cavalos.
Esse lançamento chega nas lojas em fevereiro de 2025, movido por um motor de potência nominal de 2,3 kW – cerca de 3,26 cv. Também não deve exigir carta, a tradicional CNHA A, apenas a ACC..
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!