Cream Section Separator
Red Section Separator

A dura hora do adeus...

Vítimas da lei: 7 motos que irão sair de linha em 2023

Cream Section Separator
Red Section Separator

Muitas motos à venda no Brasil estão prestes de serem aposentadas. E elas sairão de linha forçadas por uma nova (mas já prevista) legislação.

Motos que irão sair de linha

Cream Section Separator
Red Section Separator

Estamos falando das motos carburadas. Elas não serão proibidas, mas muito (muito!) dificilmente irão atender às novas exigências ambientais do programa de emissões de poluentes, Promot 5.

  Adeus, carburador

Cream Section Separator
Red Section Separator

Assim, modelos simples e baratos devem deixar de serem fabricados - ou forçados a serem atualizados, o que é inviável na maioria dos casos. É o que acontece com a AZ1, única moto da Avelloz à venda no mercado.

  Adeus, AZ1

Cream Section Separator
Red Section Separator

A Haojue (parceira de Suzuki e Kymco) também tem três modelos na fila: Chopper Road (foto), DK 150 e Lindy 125. Porém, alguns deles já tem versões mais modernas e injetadas, como a DK.

  Motos Haojue...

Cream Section Separator
Red Section Separator

Quem mais sofrerá é a Shineray, já que praticamente todas suas motos são caburadas - incluindo lançamentos como a SHI 175 (foto). Worker 125, Cross 150, Jet 50, Jef 150, Jet 125... todas devem ser atualizadas ou aposentadas.

  E a Shineray?

Cream Section Separator
Red Section Separator

A grande maioria das marcas (incluindo Honda e Yamaha) está numa situação muito mais tranquila, já que não vendem motos carburadas. Mesmo modelos simples como a Pop já têm injeção eletrônica.

  Vida que segue

Cream Section Separator
Red Section Separator

As motos já produzidas e em estoque podem ser comercializadas normalmente. As novas exigências passam a valer 'apenas' para produtos fabricados a partir de janeiro de 2023.

  E as motos em estoque?

Cream Section Separator
Red Section Separator

Não. O Promot foi criado há mais de 20 anos e, de lá pra cá, vem ficando mais rigoroso. As marcas já sabiam quais seriam as exigências do programa em sua fase 5 há mais de um ano.

 Essa lei é do novo governo?

Cream Section Separator
Red Section Separator

Veja Mais

Esqueça a CG! Essa é (de muito longe) a moto Honda mais vendida da história