Hoje vamos recordar a história de uma das motos trail mais famosas dos anos 1980. Afinal, como esquecer das imagens publicitárias da XL 250 R ‘desbravando a lua’ e todo o legado que o modelo da Honda construiu no Brasil?
Embora a trail nunca tenha rodado em solo lunar, aqui na terra ela tinha de fato uma grande missão, sobretudo no mercado brasileiro: colocar a Honda no páreo das modernas aventureiras, campo até então dominado pela Yamaha DT 180.
Ainda em 1981, a Yamaha lançava a DT 180, sucedendo a TT 125, que era uma adaptação da urbana RX 125. A novidade da trail, na época, eram as suspensões elevadas, para-lama alto e outros itens ao uso fora de estrada. A DT era uma moto concebida especificamente para o uso misto.
Na mesma época, a Honda tinha apenas à disposição as 125 CG, ML, e Turuna ou as CB 400 e CB 400II. Ou seja, todas motos street e estradeiras! Então, faltava aqui uma rival para a Yamaha.
A resposta veio logo em 1982, com a chegada da XL 250R. Diga-se de passagem, o modelo caiu como uma luva no portfólio da Honda.
Com motor de bons 22 cv, grande altura do solo e muita valentia, a XL 250 R logo se tornou um sucesso de vendas. Acabou criando um legado, sucedido por XLX 350R, NX 350 Sahara, XR 200, XR 250 Tornado, XRE 300 e outras aventureiras.
Descubra quanto vale sua moto na tabela Fipe!