A Honda XRE 300 é uma autêntica moto de uso misto. Porém, será que em 2024 a primeira geração da XRE ainda vale a pena? Vamos avaliar seu último ano/modelo.
A XRE 300 foi lançada no mercado nacional em 2009, apresentada junto da CB 300R. Em comum, além do motor, ambas as motos tinham a responsabilidade de substituir produtos fortes no mercado.
Assim, seu grande destaque era o seu visual, com o farol e o para-lama superior fixados no chassi. O motor também era novo, um monocilíndrico refrigerado a ar, alimentado por injeção eletrônica e com 291 cm³.
Um ponto polêmico da Honda XRE 300 é que ela nasceu compartilhando o motor com a CB 300R. Porém, redimensionado, partindo dos 249 cc para os 291 cc, o conjunto apresentou problemas, como trincas nos cabeçotes.
Contudo, segundo a Honda, em 2016 o problema foi sanado. A lista de melhorias da fabricante incluiu uma série de pequenos ajustes, incluindo a adoção de componentes redimensionados e o desenvolvimento de um novo cabeçote.
A Honda XRE 300 2018 chegou no mercado, na versão de entrada, com preço anunciado de R$ 16.650. Atualmente, em 2024 o modelo parte na Tabela Fipe, no mercado de usadas, custando na faixa dos R$ 20 mil.
A Honda XRE 300 é uma moto versátil e mesmo a versão de primeira geração ainda encara com competência os buracos da cidade. Além disso, roda com agilidade nas ruas, oferecendo conforto na estrada e claro, pode encarar desafios da terra.
Contudo, o modelo da Honda chega com mais potência que a rival Yamaha XTZ 250 Lander, o que pode fazer a diferença em uma viagem. Além disso, tem uma relação de custo e benefício interessante para quem busca uma trail da Honda.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!