Já pensou um carro com motor de R1? A Yamaha não só imaginou, como criou um esportivo leve e rápido movido pelo motor de sua famosa moto esportiva! Porém, ele nunca chegou às lojas.
A Yamaha surpreendeu o mundo no Salão de Tóquio de 2015, com o inédito carro com motor de R1. Era um esportivo leve e com potencial para virar o segmento de cabeça para baixo. Entretanto, nunca foi para a linha de produção.
Chamado “Sports Ride Concept”, tinha grande potencial. Aproveitava a configuração estrutural já vista no protótipo urbano MOTIV, tinha motor de R1 e a mão do designer Gordon Murray, pai do icônico McLaren F1.
Embora a ideia de um esportivo com motor de R1 tenha sido genial, o modelo nunca foi parar na linha de produção. Depois da primeira apresentação, o Sports Ride Concept surgiu novamente em 2017, já como uma evolução chamada de T40.
No entanto, ainda em 2019 o projeto parece que foi para definitivamente para a gaveta.. A razão pode estar ligada aos altos custos da produção em série e riscos de investir num segmento novo, onde a marca ainda não atuava.
Além disso, atualmente as novas normas de emissões estão pondo um fim nos motores da R1, ao menos para as ruas. Entretanto, a Yamaha nunca falou abertamente sobre o que levou ao congelamento do projeto.