Tal qual a Lander brasileira, a Yamaha XT 250 dos EUA é uma trail legítima, pronta para o corre das cidades e qualquer aventura longe delas. Se o conjunto mecânico é muito próximo, o visual é totalmente diferente.
A americana é movida por um motor de 1 cilindro, SOHC e refrigerado a ar, tal qual o modelo amazonense. Entretanto, gera ‘apenas’ 19 cv de potência a 7.000 rpm e 1,75 kgf.m de torque a 6.500 rpm, contra 21 cv e 2,1 kgf.m da brasileira.
Enquanto a Lander 250 brasileira tem pegada atual, design volumoso e grandes carenagens, a XT 250 americana é uma purista. Não tem carenagens no tanque ou quaisquer adereços plásticos.
A ‘Lander norte-americana’ lembra muito a antiga Yamaha Serow. E é aí que traçamos a descendente em comum entre a ‘gringa’ XT 250 e a brazuca XTZ 250.
Em 2018, a trail recebeu novo visual e luzes em LED, mas manteve a já conhecida base mecânica. Nos EUA a XT é ainda mais monótona, sem qualquer alteração relevante ao longo dos anos.
Nos Estados Unidos a XT 250 tem preço sugerido de 5.200 dólares (R$ 28 mil em conversão direta), bem próximo das XMax e uma R3. No Brasil, tem PPS de R$ 23.190 (Fipe: R$ 24.966).