O sonho de ter uma verdadeira moto de corrida na garagem de casa ganha forma aos poucos com a linha GYTR (Genuine Yamaha Technology Racing) da Yamaha. E agora a fabricante japonesa resolve oferecer uma versão da sua esportiva mais poderosa, a nova R1.
A Yamaha R1 GYTR 2023 é baseada na YZF-R1, a moto de corrida vencedora do Campeonato Mundial de Superbike (WSBK). Além disso, o modelo também tem como base a engenharia empregada no protótipo da MotoGP, a YZR-M1.
A moto conta com mais de 25 componentes GYTR, incluindo silenciador Akrapovic completo e sistema de link-pipe. A R1 GYTR com isso melhora a potência e a capacidade de pilotagem para pilotos de pista de todos os níveis.
Além disso, a GYTR ECU vem com um chicote elétrico e emulador ABS, para um modo de corrida completo. Para conexão na placa, o pacote inclui juntamente um cabo de PC para diagnóstico remoto e interruptor liga/desliga GYTR, como em uma autêntica máquina de pista.
A folha de especificações tem também o kit de freio de aço inoxidável GYTR, com pistões de pinça de aço e pastilhas de freio Brembo Z04. Possui guidão de corrida e a carenagem ainda em primer branco, pronta para aplicação de pintura nas cores da equipe do cliente.
A fibra de carbono é usada no sub-quadro traseiro e na carenagem para reduzir o peso.O tanque de combustível, de grande capacidade e baixo centro de gravidade, promete melhorar a condução. A eletrônica personalizável da Marelli está instalada na moto. E o pacote se completa com o garfo dianteiro Ohlins FGR400.
Existem 17 concessionárias Yamaha GYTR em toda a Europa, mas a marca japonesa pretende fazer com que este número aumente para 25 nos próximos meses. As lojas recebem as novas R1 GYTR 2023 em dezembro, com valor esperado partindo das casa dos 25 mil euros