A Yamaha resolveu mexer nas carenagens do Tmax e acabou agregando mais esportividade ao scooter. Assim, com linhas mais marcadas e carenagens mais compactas, o modelo nos faz recordar motos esportivas clássicas da marca.
O farol duplo LED foi modificado e está mais estreito com indicadores integrados. Essa mudança nos recorda a tendência já adotada na linha MT que é farol com linhas mais estreitas reforçando o estilo esportivo.
A Yamaha equipou o modelo 2022 com um novo painel de instrumentos colorido TFT de 7 polegadas. Assim, essa tela substitui a antiga combinação de tela monocromática central e dois relógios analógicos.
O novo painel possui conectividade com smartphone e o condutor pode controlá-lo por meio de um novo joystick do lado esquerdo da manopla. O piloto também pode usar o fone de ouvido Bluetooth da Yamaha.
O motor continua sendo bicilíndrico de 562 cm³ que entrega 47,6 cv de potência em 7.500 rpm e 5,68 kgf.m de torque a 5.250 giros. É de entender que a Yamaha não mexeu no motor, tendo em vista que em 2020 o propulsor passou por uma atualização.
Outra mudança para o modelo está nos novos aros fundidos de 10 raios que são mais leves e os pneus Battlax SC-2 desenvolvidos pela Bridgestone. Assim, com essas modificações, a Yamaha precisou atualizar as configurações da suspensão e o componente traseiro é ajustável.