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Yamaha TZ750: a moto perigosa demais até para piloto da MotoGP

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Kenny Roberts é um dos mais vitoriosos pilotos da história da MotoGP e fez seu nome ao vencer nas pistas de terra norte-americanas de Flat Track. O feito foi conquistado guiando uma Yamaha TZ750 quatro cilindros de dois tempos.

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Em 1975, Roberts de 23 anos era o craque da marca japonesa e o atual campeão do Grand National, mas lutando para defender sua coroa. A TZ750 foi uma arma vinda do asfalto.

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A moto nasceu da ideia do canadense da Yamaha, Steve Baker, e seu mecânico Bob Work. Em 1974, rodando pela Califórnia com a nova e rara TZ700, eles discutiram a possibilidade de usar o motor da novidade em um chassi de pista de terra.

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Da ideia ao projeto foi um passo e a moto estreou em uma corrida de meia milha, em Ascot Park. No entanto, o parafuso do motor e o eixo traseiro foram dobrados pela potência da máquina, que tinha chassi construído pela Champion Frames.

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Produzindo mais de 100 cv, a TZ estava em uma liga diferente das motos de 2 cilindros paralelos da Yamaha e das XR750 V-twin da Harley. Então o design do quadro foi reforçado, antes que mais cinco motos fossem construídas.

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A moto de Roberts foi construída por seu mecânico regular, Kel Carruthers. O modelo era leve, pesando cerca de 145 kg. O conjunto era também estreito, apesar do motor em linha e da fileira de filtros de ar salientes para todo lado.

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À direita do guidão largo e curvo havia um tacômetro marcando até os 10.500 rpm. Curiosamente, na barra esquerda do guidão havia um botão para desativar um cilindro, a fim de controlar esse monstro nas curvas.

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O punho direito não tinha alavanca – os regulamentos de Flat Track proibiam freio dianteiro! Na esquerda o pedal era apenas de apoio, pois ficava na direita os pedais de câmbio e mais abaixo de freio traseiro. Ou seja, pé esquerdo livre para deslizar na terra.