A poderosa companhia japonesa já se arriscou em projetos bastante criativos para testar novas tecnologias e aceitação do público. Conheça a Morpho Concept, uma das suas mais inventivas criações.
A Morpho foi apresentada no Tokyo Motor Show de 1989. Essa moto maluca de estética futurista, chamava atenção pelo seu sistema de suspensão Rotationally Advanced Design Development (RADD), de James Parker.
Era uma criação do designer industrial formado em Standford, que imaginou o RADD como uma alternativa aos garfos telescópicos da época.
A moto também apresentava outros itens peculiares… Escapamento integrado na carenagem, além do guidão, assento e pedaleiras ajustáveis. Aliás, foi essa capacidade de ajuste que levou a Yamaha a empregar o nome Morpho.
Atendendo ao mercado de superbikes, a Yamaha Morpho era movida por um motor de quatro cilindros de 1.003 cc, que gerava 110 cavalos de potência. Mas infelizmente, o conceito da moto maluca nunca foi para a linha de montagem.
Infelizmente, a Morpho foi apenas um conceito e nunca chegou à linha de produção. Porém, influenciou novos projetos da Yamaha. A GTS 1000, produzida de 1993 a 1999, adotou seu sistema de suspensão.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!