A Zig 50 foi lançada como modelo 2012, numa variação menor da Zig 100. Na época, muitos procuravam as cinquentinhas porque ainda não precisavam de emplacamento para rodar. Foi um sucesso. Vendeu quase 50 mil motos em 5 anos.
Segundo a Dafra, a Zig 50 rodava até 67 km com um litro de gasolina. Mérito do pequeno motor de 49,5 cm³, que entregava 3,2 cv de potência e 0,31 kgf.m de torque.
O visual era todo herdado da irmã maior, de 100cc. Dela também vinham outros componentes úteis, como indicador de nível de combustível, rodas de liga leve e partida elétrica + pedal. Tinha até um gancho na carenagem, para pequenos objetos.
Por lei, ciclomotores não podem passar dos 50 km/h. Por isso a Zig tinha um limitador eletrônico, que 'cortava' a moto nessa velocidade, independente da marcha engatada. Acontece que muitos usuários retiravam a peça assim que a moto saía da concessionária, para atingir velocidades maiores.
Se a Zig 50 era tão econômica e funcional, por que saiu de linha? Ela caiu com os demais ciclomotores, quando a lei mudou e passou a exigir emplacamento e CNH - o que vigora até hoje. Assim, saiu do mercado em 2017.
A Zig 50 está se tornando rara nas ruas, mas ainda faz a cabeça de muita gente. Segundo a Fipe, uma modelo 2012 custa R$ 2.420, enquanto uma 2017 sai por R$ 4.170. Estes são valores médios, que irão variar de acordo com o estado do produto e quilometragem.