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A Honda apresentou hoje a XRE 300 2022. A trail chega ao novo modelo apenas com alterações visuais, limitadas a cores e grafismos, e também com um leve reajuste de tabela. Está 5% mais cara, com preço sugerido de R$ 20.390 na versão ABS e de R$ 20.890 nas Adventure e Rally. Chega às lojas no início de julho.

A nova XRE 300 mudou… mas pouco. Modelo 2022 tem apenas novas cores e grafismos nas já conhecidas versões ABS, Adventure e Rally

A renovação do modelo nos leva, nas entrelinhas, a duas conclusões. Primeira, a japonesa não tem planos de oferecer a CRF 250 / 300, à venda no exterior, aqui no Brasil. Não faria sentido ter nas lojas dois produtos com propostas similares, na mesma faixa de cilindrada e com preços distantes. Afinal, a CRF é superior tecnicamente e seria consideravelmente mais cara que a ‘nossa’ XRE.

 

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Já a segunda conclusão é sobre a própria XRE. Como os anos ímpares costumam ser marcados por grandes lançamentos no setor, sobretudo aproveitando o relevante Salão Duas Rodas, esperávamos que a Honda trouxesse novidades em nomes importantes do seu lineup. Esperávamos, por exemplo, novas gerações de modelos como CB Twister e XRE 300. Pelo visto, não as teremos tão cedo.

Havia expectativa de que a Honda trouxesse as CRF ou CRF Rally do exterior ao país. Mas ao que tudo indica os modelos não fazem parte dos planos da marca ao Brasil

As duas motos carecem de atualizações. A Twister chegou ao mercado em 2015, substituindo a CB 300R, e desde então não teve qualquer upgrade relevante, seja eletrônico, mecânico ou visual. Já a XRE foi lançada em 2009 e passou por um bem-vindo banho de loja em 2019, quando ganhou novo design. O restante do conjunto, porém, é praticamente idêntico ao que tínhamos há 12 anos.

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Honda viu a Yamaha ganhar mercado aos poucos. Se em 2016 a XRE emplacava praticamente o dobro de unidades das XTZ Lander e Tenere, em 2021 a diferença é de apenas 10%

Uma mudança também seria interessante para manter a liderança no segmento, freando a expansão da Yamaha nestes dois nichos. Com as novas FZ Fazer e Lander ABS a concorrente diminuiu a diferença para a empresa de Soichiro. Se em 2016 a Honda vendia 125% mais CB e quase 100% mais XRE do que Fazer e XTZ 250, em 2020 este número caiu para ‘apenas’ 21% e 10%, respectivamente. Talvez seja hora de mudar… ou não.

Como é a XRE 300 2022

A nova XRE 300 2022 tem cores e grafismos inéditos. Além disso, segue disponível nas três já conhecidas versões ABS, Rally e Adventure, que tem apenas diferenças estéticas entre si.

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Agora a ABS está disponível apenas na cor cinza metálica, enquanto a Adventure equilibra cinza fosca com tons de areia. Já a Rally segue com predominância do vermelho, encontrado inclusive no banco, remetendo à linha esportiva da marca. O que muda em relação à antecessora são apenas os grafismos.

Preços XRE 2022:

XRE 300 ABS: R$ 20.390
XRE 300 Rally / Adventure: R$ 20.890
Os preços têm como base o Distrito Federal e não incluem despesas com frete ou seguro.

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O que não mudou na nova XRE

Todo o restante do conjunto segue inalterado. O motor é o mesmo monocilíndrico, DOHC, de 291,6 cm³ e arrefecimento a ar, que gera 25,6 cv (com etanol, na gasolina são 25,4 cv) a 7.500 rpm e 2,80 kgf.m (2,76 kgf.m com gasolina) de torque a 6.000 rpm. O câmbio tem cinco marchas e a alimentação é por injeção eletrônica.

Apesar de merecer atualizações, a XRE tem seus méritos. Corpo esguio e ciclística herdada da família XRE lhe conferem vigor para encarar qualquer terreno

As suspensões são um diferencial do modelo e contam com 245 mm de curso na frente e 225 mm atrás. Como uma boa descendente da família XR, tem a vocação off road favorecida pelas rodas aro 21 na frente e 18 na traseira. Os aros e a balança são em alumínio. Os freios são ABS, de dois canais, sem a possibilidade de desligamento parcial ou total.

As Rally (foto) e Adventure tem preço sugerido de R$ 20.890, enquanto a XRE 2022 ABS sai por R$ 20.390. Porém, preço final depende de fatores externos como frete, seguro e margens de lucro dos lojistas

O design foi atualizado em 2019, marcado pelo bico menor e linhas mais compactas. A iluminação full-LED e o painel tipo Blackout, com informações de fácil e rápida visualização, completam um conjunto estético.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza