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A GasGas apresentou ao mundo duas novas motos de 700 cc. Especializada em modelos off-road de competição, a marca espanhola está apostando também nas aventureiras que podem acelerar em estradas com muita força e versatilidade, ao melhor ‘estilo XT 660‘.

São motos altas e esguias, prontas para serpentear por entre as árvores ou engolir obstáculos de qualquer tamanho. Para contribuir ao baixo peso, um forte motor de um cilindro e arrefecimento a água… Motivos não faltam para que as novidades agradem aos fãs da extinta Yamaha. Bora conhecer as novidades?

gas gas tem 'nova xt 660'

Uma ‘nova XT 660 2022’? É quase isso, mas melhor. A GasGas apresentou novos modelos que lembram a antiga Yamaha, mas são quase 20 cv mais potentes e 20 kg mais leves. E podem vir ao Brasil

 

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GasGas ES 700, uma substituta da XT 660 à altura

As novidades são as ES 700, uma Enduro, e a SM 700, versão Supermoto. Ambas adotam o pacote completo e eletrônico da empresa mãe KTM, visto na 690 SMC e 690 Enduro, assim como acontece com outra subsidiária, a Husqvarna, com a 701 Supermoto e a 701 Enduro.

GasGas SM 700 e ES 700

Todas são movidas pelo motor monocilíndrico arrefecido a água, OHC, 4 válvulas e câmbio de seis velocidades. Com capacidade de 692,7 cm³, o propulsor rende potência máxima de 74 cv a 8.000 rpm e torque de 7,2 kgf.m a 6.750 rpm. Para comparação, na XT 660 eram ‘apenas’ 48 cv e 5,9 kgf.m.

E a ficha técnica segue interessante. A lista ainda mostra suspensão com componentes Xplor – para uso off-road – com curso de 250 mm na frente. Na traseira o monoamortecedor tem 269 mm.

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gasgas lembra a xt 660

Corpo magro, rodas grandes, aros raiados, muita familiaridade com o fora de estrada. A nova GasGas ES 700 tem tudo para agradar aos fãs da antiga XT 660

O modelo já mostra a que veio com sua distância do solo, são 237 mm. Com isso a moto tem altura do assento de 898 mm. Realmente uma fora de estrada feita para as ruas! O modelo tem roda de aro 21 na frente e aro 18 na traseira, calçando pneus cravejados Continental TKC 80 (90/90) e (140/80), respectivamente.

A GasGas adaptou o sistema de frenagem diretamente do uso no mundo off-road. Na dianteira, vemos uma pinça flutuante de pistão duplo no disco de 300 mm. Na traseira permanece a pinça de pistão único no disco de 240 mm. A ES 700 tem peso seco de 146 kg – praticamente 20 kg a menos que a ‘Meiota’ da Yamaha.

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GasGas SM 700 – A motard que você queria!

Pensou que a GasGas tinha parado por aí? A fabricante tem também um versão motard, a Supermoto SM 700, que utiliza a mesma estrutura tubular feita de aço cromo da ES. O modelo tem também a suspensão Apex da WP e todo o equipamento já referido, assim como o tanque de poliamida com capacidade para 13,5 litros de combustível.

Nicho das motards foi esquecido no Brasil pelas fabricantes, mas SM mostra que ainda existem fãs, inclusive no exterior

A SM também é uma motocicleta leve e com bastante potência. Mas tem o diferencial das rodas de alumínio de 17 polegadas, calçando pneus Continental SM Evo (120/70) na frente e (160/60) na traseira. O curso da suspensão da moto é de 215 mm na frente e 240 mm atrás.

Modelo chega com rodas de aro 17 e com cara de customizada, uma fera off-road feita para o asfalto!

Segurando tudo isso, vemos na dianteira a pinça radial da Brembo no disco de 320 mm de diâmetro. Um disco de 240 mm fica na parte traseira e funciona em conjunto com uma pinça de pistão único. A moto tem ainda quickshifter, sistemas de ângulo de inclinação para o ABS, controle de tração e dois modos de pilotagem.

GasGas: quanto custam as novas ‘substitutas da XT 660’ 

Tecnicamente as novas máquinas correspondem a modelos irmãos da KTM e Husqvarna, mas cada uma é cerca de mais de mil euros mais cara. Ambas apostam na tradição off-road da marca espanhola e chegam totalmente na cor oficial vermelha da marca.

Tanto ES quanto SM, partem do preço de 12.599 euros, cerca de R$ 66 mil em conversão direta. Apesar de não ter qualquer informação da vinda das novidades para cá, a GasGas possui representação no Brasil, o que nos permite sonhar com as novidades acelerando por aqui. Estamos no aguardo!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]