A Yamaha apresenta ao mercado agora em março a nova Yamaha Factor, chamada de “2ª Geração 2014”. A moto recebeu modificação na parte estética, com novas cores e novo desenho do conjunto de tanque e carenagem laterais , mudanças que procuram oferecer melhor encaixe às pernas do piloto e melhorar a ergonomia.
Na traseira o desenho ficou um pouco mais fino com formas menos quadradas, que caracterizam a categoria street. O painel tem agora o fundo branco e o pára-lamas dianteiro e o escapamento foram completamente redesenhados. A 2ª geração da Yamaha Factor está agora disponível em 4 versões. A novidade é a versão de entrada – K1 -além das versões K, E e ED.
As 4 versões da Factor trazem o mesmo motor de quatro tempos monocilíndrico SOHC, (Single Over Head Camshaft), refrigerado a ar, de 124cc, que desenvolve 10,2 cv a 7800 r.p.m e entrega 1.0 kgf.m a 6.000 r.p.m de torque. O câmbio é de cinco velocidades, o quadro é do tipo Diamante, a distância entre eixos é de 1290 mm e o raio mínimo de giro é de 2100 mm. Esses números dão à essa pequena Yamaha boa ciclística e manobralidade, conforme Motonline já comprovou em teste.
A nova Factor 2ª Geração 2014 mantém as características mecânicas de funcionamento com mínima vibração do motor – sistema exclusivo da Yamaha – e suspensões bem ajustadas para o uso em piso brasileiro, deixando claro que a moto é feita para o Brasil. Os piscas traseiros da Factor 2ª Geração 2014 tem braço flexível, que garante um índice muito menor de quebra em eventuais quedas e atritos.
Mas um detalhe que a Yamaha poderia já ter inserido nesta “nova” geração de sua moto mais vendida no Brasil não veio. O sistema de injeção eletrônica de combustível e a versão bi-combustível, a exemplo do que já tem a concorrente Honda Fan. Todas as versões da nova Factor 2ª Geração 2014 estão equipadas com carburador com acionamento a vácuo e sensor TPS que auxilia no avanço do sistema de ignição.
As diferenças entre as 4 versões ficam por conta do freio a disco na roda dianteira, da partida elétrica, além da roda de liga na versão mais completa, a ED. A novidade está na versão que já dá para chamar de “Factor Peladona”. É a K1, que a Yamaha chama de versão de entrada para os novos motociclistas, com preço público sugerido de R$5.390,00, partida a pedal, freios a tambor e disponível nas cores preto e vermelho. De fato, peladona.
Além do preço menor da versão K1, as demais versões, sofreram redução de preço de até R$500,00 se comparadas ao ano/modelo 2012/2013. A versão K é tecnicamente igual a versão K1 e tem partida a pedal, freios a tambor e está disponível nas cores preto, vermelho e azul com o preço público sugerido de R$5.690,00. Já a versão E apresenta partida elétrica, freios a tambor, painel completo, disponível nas cores preto, vermelho e azul e preço sugerido de R$6.120,00. A versão ED é a mais completa e traz “tudo”: partida elétrica, freio a disco dianteiro com novo cilindro-mestre, nova pinça e novo disco, painel completo, rodas em liga-leve, disponível na cores branco, preto, vermelho e azul ao preço sugerido de R$6.490,00.
Outra novidade que a Yamaha apresenta junto com a nova Factor 2ª Geração 2014 é a Revisão com Preço Fixo. A ideia é fazer com que o consumidor saiba quanto vai gastar com a manutenção de sua moto até os 18 mil km. Da primeira à sétima revisão, os preços para as motos da linha Factor 2ª Geração 2014 são os seguintes: primeira revisão acontece com 1.000 quilômetros, com o custo de R$21,00; a segunda com 3.000 quilômetros por R$ 21,00; a terceira com 6.000 quilômetros por R$ 116,00; a quarta com 9.000 quilômetros por R$ 116,00; a quinta com 12.000 quilômetros por R$ 157,00 e as sexta e sétima respectivamente com 15.000 quilômetros e 18.000 quilômetros por R$ 116,00.
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