Quem olha os números de produção e venda de motocicletas hoje no Brasil custa a acreditar que a Yamaha já teve quase o dobro do que tem de participação de mercado. Alguns talvez até duvidem que a marca dos três diapasões fabricou a primeira motocicleta brasileira – Yamaha RD 50 – na primeira fábrica de motocicletas do Brasil – a Yamaha Motor do Brasil em Guarulhos (SP), inaugurada em 1974.
Passados 47 anos de atividade comercial – 43 anos de operação industrial – e mais duas fábricas depois, a Yamaha continua com sua unidade pioneira em Guarulhos praticamente como sede comercial e centro de distribuição. Há outras duas unidades da Yamaha em Manaus (AM), uma que fabrica componentes desde 2004 e a mais antiga que fabrica motocicletas desde 1985.
Mas foi no mês de novembro de 1970 que a Yamaha começou sua história no Brasil. Inicialmente atuando como uma importadora na icônica Rua General Osório, em São Paulo, onde hoje está a chamada “boca das motocicletas”, a marca que já era conhecida pela qualidade dos instrumentos musicais que produzia, passava a encantar o brasileiro com suas motocicletas.
Quatro anos mais tarde, já instalada na recém inaugurada fábrica em Guarulhos (SP), a empresa novamente fez história ao ser a primeira fabricante a produzir uma motocicleta no Brasil, a saudosa RD 50. A grande expansão veio em 1985, com a inauguração de uma segunda unidade fabril, maior e mais bem equipada, em Manaus (AM). Nela, a primeira motocicleta a sair da linha de produção foi a DT 180 N, modelo que teve grande contribuição para tornar o segmento trail tão popular no Brasil.
A Yamaha Motor do Brasil cresceu e se tornou um importante polo produtor e exportador para países seletos e exigentes da Europa, Estados Unidos, Canadá, Japão, Oceania e Mercosul. No Brasil hoje o grupo é constituído por oito empresas Yamaha: Motor do Brasil, Motor da Amazônia, Banco, Administradora de Consórcio, Corretora de Seguros, Componentes da Amazônia, Serviços e Participações e a Yamalog, empresa de logística da marca.
Mantendo a base e a mesma paixão de quando começou suas atividades no Brasil, a marca vive um dos melhores momentos desde sua inauguração. Mesmo frente as dificuldades que o setor de motocicletas enfrenta, com quedas nas vendas mês após mês, a empresa mostra crescimento e aumento de sua produção em 32% em relação a 2016. De janeiro a outubro de 2017, enquanto o mercado recuou 7%, a Yamaha cresceu 6,8%.
Em quase cinco décadas instalada no país, a marca de Iwata parece ser a única capaz de fazer frente ao domínio da líder Honda. O mercado celebra este aniversário e torce para que a Yamaha possa realmente tornar esta impressão em realidade, conquistando a admiração e respeito de consumidores brasileiros para colaborar para que nosso mercado cresça cada vez mais!