Publicidade

O fundador do Yamaha Classic Racing Team (YCRT), Ferry Brouwer, anunciou que 2013 será a última temporada da equipe de competição com motos e pilotos clássicos da marca de Iwata. A equipe está em atividade há uma década.

Todo o time e todas as motos: história viva

Todo o time e todas as motos: história viva

Nascida a partir da crença de que as motos mais antigas e seus pilotos foram os que abriram o caminho para o sucesso da marca nas pistas de competição, decidiu-se investir e manter a equipe clássica não apenas como uma exposição, mas como a história viva do que hoje é a MotoGP.

Máquinas únicas, como a Yamaha 125 cc e 250 cc RA31A RD05A com quatro cilindros de 1968, do motor 750 dois tempos (OW31), a moto campeã de 1979 YZR500 GP500 e muitas outras motos lendárias foram remontadas para reproduzirem da forma mais fiel possível o sucesso em eventos como Ilha de Man TT, Spa Francorchamps e inúmeros outros eventos clássicos.

Publicidade

Da mesma forma que as motos, pilotos da época como Giacomo Agostini, Steve Baker, Phil Read, Dieter Braun, Duff Michelle, Korhonen Pentti, Carlos Lavado, Gould Rodney, Mortimer Chas, Schurgers Jos, Andersson Svend, Motohashi Akiyasu, Robb Tommy, Carruthers Kel e Kent Andersson foram todos levados para as pistas nas mesmas máquinas que competiram. A equipe e os pilotos também foram um elemento-chave na celebração de 50 anos da Yamaha Racing em 2011, quando houve uma exibição especial no TT de Assen (Holanda) para os fãs de MotoGP.

Duas motos campeãs separadas por 40 anos de tecnologia desenvolvida nas pistas

Duas motos campeãs separadas por 40 anos de tecnologia desenvolvida nas pistas

Ferry sempre teve uma relação muito próxima com as pistas e com a Yamaha. Na década de 1960 ele foi o mecânico do Campeão do Mundo, Phil Read e do lendário Jarno Saarinen. Ele permaneceu nestes primeiros anos na equipe Yamaha até montar seu próprio negócio de capacetes – Arai Helmet Europa. Ele organizou em 1998 em Assen de um evento que reuniu vários pilotos e motos clássicas que fizeram parte da história do motociclismo mundial e daí surgiu a ideia de criar uma equipe clássica para demonstração. Confira o calendário para 2013 da Yamaha Classic Racing Team:

27-28 abril, Stafford Show, Stafford, Reino Unido

Publicidade

1-02 junho, Coupe Moto Legend, Dijon, França

15-16 junho, Retro-Moto Legend, St-Cergue, Suíça

06-07 julho, Clássicos Motociclistas “, Spa-Francorchamps, na Bélgica

10-11 agosto, Schotten Grand Prix, Schotten, Alemanha

Publicidade

23-26 agosto clássico TT, Ilha de Man