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Enquanto algumas marcas investem na expansão do segmento, como a Royal Enfield que lançou a Meteor 350, a Yamaha aposenta uma de suas mais importantes motos clássicas. A SR400, em produção desde 1978, está prestes a dizer adeus.

Produzida há 43 anos, a SR400 é uma das mais importantes motos clássicas da Yamaha

Yamaha aposenta SR400

Sucesso no Japão e em outros países orientais, o modelo permaneceu fiel à sua proposta com o passar das décadas. Assim, ainda hoje dispensa tecnologias como iluminação em LED ou painel digital, adotando lâmpadas halógenas, indicadores analógicos, para-lamas em aço e acabamento com diversas peças cromadas. As rodas raiadas também marcam presença e até o freio a tambor na roda traseira continua lá. Aliás, nem partida elétrica há.

Material publicitário da década de 1970 – mas, com praticamente nenhuma mudança, bem que poderia ser a do modelo 2021

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A arquitetura do motor desta moto clássica Yamaha também foi mantida com poucas alterações. O modelo chegou a ter versões de 400 e 500 cm³ e atualmente adota um monocilíndrico de 399 cm³, arrefecido a ar, que produz 23 cv de potência e 2,9 kgf.m de torque máximos. Para acompanhar o conjunto, há câmbio manual de cinco velocidades.

Ao longo das décadas a SR400 manteve seu estilo e pegou pesado. Não abriu mão nem do freio a tambor na traseira ou adotou partida elétrica

Moto clássica: SR400 ganha versão de tributo

A Yamaha entendeu que a despedida desta moto clássica não poderia passar em branco e, além de comunicar previamente o fim da produção, criou um último lote do modelo. É a SR400 Final Edition, que alia o estilo consagrado da motocicleta a uma pintura exclusiva e placa comemorativa. Para quem quer ainda mais exclusividade há a Final Edition Limited, com apenas mil unidades produzidas, que terá cromados especiais e placa numérica.

Edição comemorativa será restrita ao mercado japonês

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Disponível apenas no mercado japonês, as versões de despedida da SR400 também tiveram seus preços divulgados pela Yamaha. A Final Edition custará 605 mil ienes, algo próximo dos R$ 31 mil em conversão direta, enquanto a Limited sairá por 748 mil ienes, aproximadamente R$ 38 mil. Enfim, mais uma moto clássica que se vai.

A SR400 é uma das muitas motos japonesas que gostaríamos de ter por aqui. Mas não será desta vez…

 

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Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza