Publicidade

A Yamaha Fazer 250 inaugurou a fam¡lia de motocicletas “verdes” de at‚ 250 cilindradas no Brasil. Atualmente, a Yamaha ‚ a £nica fabricante de motos que utiliza inje‡Æo eletr“nica de combust¡vel, catalisador e Sistema de Indu‡Æo a Ar (Air Induction System) em modelos de 250 cc.

O conjunto dessas tecnologias permite aos ve¡culos fabricados pela Yamaha uma emissÆo reduzida de poluentes e um consumo menor de gasolina.

H  dois anos no mercado nacional a Yamaha YS 250 Fazer – pronuncia-se Feizer -‚ uma m quina que surpreende no desempenho esportivo aliado ao conforto. Ela, a exemplo da YBR 125, foi desenvolvida exclusivamente para o Brasil, mas por se tratar de um projeto in‚dito da Marca, ‚ exportada para pa¡ses da UniÆo Europ‚ia.

De acordo com Yutaka Kubo, diretor de engenharia, o mesmo diretor de projeto da YZF-R1, FZ-1 e FZ-6, a primeira 250 cc injetada nasceu com caracter¡sticas para o mercado brasileiro como arrancada e retomada a baixos e m‚dios regimes de rota‡Æo “para que o piloto possa sentir essa caracter¡stica, assim como o car ter divertido da Fazer 250”, disse Kubo.
Seu motor ‚ um monocil¡ndrico quatro tempos de 249 cc e comando de v lvula no cabe‡ote que desenvolve 21 cv de potˆncia a 7.500 rpm e 2,10 kgf.m a 6.500 rpm. O pistÆo da Yamaha Fazer 250 ‚ forjado e o cilindro conta com revestimento de cerƒmica dispersiva de calor, mesma tecnologia empregada nos maiores modelos da Marca: YZF-R1, XT660R, FZ6 S2, YZ e WR.

Publicidade

O conjunto mecƒnico ainda conta com componentes que colaboram para o conforto, robustez e qualidade dos componentes da Fazer 250, como; “Balance Engine” sistema de contrapesos no eixo do virabrequim, engrenagens das 5 marchas refor‡adas e caixa de filtro de ar com grande capacidade (3,5 litros) para um melhor funcionamento do motor em baixas e m‚dias velocidades.

Todo o funcionamento do motor ‚ assegurado por um eficiente sistema de controle que comanda um conjunto de doze diferentes leituras. O cerebro, a Unidade de Controle Eletr“nico (ECU) monitora e analisa as informa‡äes de cada sensor e transmite os comandos aos v rios sistemas para que funcionem de forma ideal para atender …s mais diferentes condi‡äes de pilotagem, como por exemplo, o sensor de ƒngulo de inclina‡Æo que ‚ usado para interromper a inje‡Æo do combust¡vel quando houver uma inclina‡Æo da motocicleta superior a 45 graus.

Esteticamente, v rios itens contribuem para a aparˆncia exclusiva e arrojada da Fazer 250. Um deles ‚ o desenho do tanque de combust¡vel com capacidade para 19,2 litros (4,5 litros de reserva) com tratamento em zinco. As rodas de liga leve com trˆs raios duplos (dianteiro MT 2.15 x17 e traseiro MT 3.00 x17), o p ra-lama traseiro agregado ao cobre corrente, o desenho do silencioso que abriga o catalisador e a rabeta.
O chassi do tipo ber‡o duplo aliado … suspensÆo dianteira com barras de 37 mm de diƒmetro e a traseira do tipo monoamortecida com 120 mm de curso, oferece uma cicl¡stica inigual vel. A seguran‡a da Yamaha Fazer 250 fica por conta do freio a disco dianteiro de alto poder de frenagem com 282 mm de diƒmetro e pin‡a com dois ˆmbolos.

Vista de frente a Fazer 250 mostra o painel inclinado para o piloto, farol com multirefletor e lente em policarbonato com lƒmpada hal¢gena (35/35W) e piscas em a forma de gota, enquanto que na traseira ‚ integrada em um bloco ¢ptico com a lanterna, luz de freio e piscas de ¢tima visualiza‡Æo.
O assento da Fazer 250 comporta duas pessoas com muito mais conforto e o painel de instrumentos tem dois mostradores an logos – veloc¡metro e contagiros com luzes espias, e um Cristal liquido multifuncional com hod“metro total e dois parciais (trip1 e trip2), mais hod“metro do combust¡vel (f-trip), marcador do n¡vel de combust¡vel digital, rel¢gio.
A Fazer 250 ‚ a motocicleta ideal para o transporte pessoal, no trabalho ou lazer, para os motociclistas em deslocamento na cidade,  rea urbana e ou para os que preferem passear ou viajar nos finais de semana.
Todas as motocicletas da linha Yamaha 2008 estÆo de acordo com as normas da Fase II do Promot que tem por objetivo a diminui‡Æo na emissÆo dos gases poluentes no meio ambiente, especificamente dos ciclomotores, motociclos e similares.
A nova Yamaha Fazer 250 chega em toda Rede de Concession rias Autorizadas Yamaha – 450 concession rios, nas cores azul, vermelha ou preta e ao pre‡o p£blico sugerido, posto Manaus, de R$ 10.353,00 ou em at‚ 72 parcelas sem juros por meio do Cons¢rcio Nacional Yamaha.
As motocicletas Yamaha tˆm um ano de garantia, sem limite de quilometragem

Publicidade

Motocicleta premiada

A Yamaha encerrou o ano de 2006 com prˆmios que reafirmam suas caracter¡sticas inovadoras e de sin“nimo de qualidade e a Yamaha Fazer 250 foi um dos grandes destaques.
No prˆmio Imprensa Automotiva, organizado pela Abiauto (Associa‡Æo Brasileira de Imprensa Automotiva), onde a elei‡Æo ‚ feita por 20 jornalistas especializados no segmento de duas rodas, a Yamaha venceu na categoria Nacional com duas motocicletas, Fazer 250 e a sua irmÆ off-road Lander 250 empatadas em primeiro lugar.
A Yamaha Fazer 250 tamb‚m saiu vitoriosa no concurso Moto de Ouro organizado pela revista Motociclismo Magazine, da Motorpress Brasil Editora. Outro t¡tulo foi o Prˆmio Moto do Ano 2006 promovido pela revista Duas Rodas. Entre as motocicletas que concorriam, a Yamaha Fazer 250 se destacou por confirmar e refor‡ar ao j£ri a sua durabilidade, economia, estilo, praticidade e robustez.

Atende a Normas de Controle de EmissÆo de Gases
-Sistema de Inje‡Æo Eletr“nica Yamaha – funcionamento suave, econ“mico, fornece a perfeita mistura ar/combust¡vel em todas as faixas de rota‡Æo. Alimenta o motor na propor‡Æo ideal de mistura em qualquer regime de funcionamento, al‚m de contribuir para o controle de emissÆo de poluentes, partida imediata, economia e durabilidade.
-Sistema de Indu‡Æo de ar
-Catalisador