Publicidade

A 23ª edição do Rally dos Sertões começa neste sábado, 1º de agosto, em Goiânia (GO). Com destino a Foz do Iguaçu (PR), o roteiro inédito terá quase 3 mil quilômetros de velocidade, superação, esforço físico e mental, colocando equipamentos e pilotos de todos Brasil à prova em oito dias de competição.

A Yamaha Grupo Geração conta com três pilotos catarinenses para defender o time azul. Ricardo Martins, Guilherme Cascaes e Daniel Crema. Os dois primeiros correm na categoria Production Aberta, enquanto Crema disputa a Marathon.

Atual líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country nesta categoria, Ricardo Martins tem dois objetivos no Sertões 2015: Além de buscar a vitória, o piloto quer manter a liderança do nacional, já que os cinco primeiros dias de Sertões também somam pontos pelo Brasileiro de Rally Cross-Country.

Da esquerda para direita: Martins, Cascaes e Crema durante os treinos para o Sertões 2015 - divulgação

Da esquerda para direita: Martins, Cascaes e Crema durante os treinos para o Sertões 2015 – divulgação

Publicidade

Guilherme Cascaes defende o título de campeão na Production Aberta em sua terceira participação na competição. No ano passado, o atleta superou suas próprias expectativas e terminou com o troféu na classe e a 11ª colocação na classificação geral (sem distinção de categorias).

Já para Daniel Crema, o desafio é um pouco diferente. Se passaram dez anos desde a última participação dele no Sertões. Em 2004, o atleta foi campeão da categoria Marathon, e agora tenta repetir o feito.

Detalhe que tanto Crema quanto Cascaes competem o ano inteiro no enduro de regularidade, mas nesta época do ano se dedicam ao rally, especialmente para disputar o Sertões. Com motos de 450cc, mais potentes, maiores, e uma “pegada” diferente de disputa, eles têm este desafio extra pela frente.

Confira abaixo as expectativas de cada atleta para este ano

Publicidade

Ricardo Martins
35 anos
Categoria: Production Aberta
Moto: Yamaha YZ 450F
Número de participações anteriores no Rally dos Sertões: 4

“Passamos um ano inteiro desenvolvendo a moto (Yamaha YZ 450F) para este Sertões. É a prova mais importante do ano. Venho me preparando fisicamente também para fazer um grande resultado. Estou muito focado. Sei que o nível técnico dos adversários é muito alto, então vai ser um Sertões de ataque, tem que ir pra cima, tem que correr alguns riscos. Serão oito dias de dedicação total, sem folga, e tenho esperança de fazer um grande resultado, brigando pelo título da categoria e uma boa posição na classificação geral”.

Daniel Crema
35 anos
Categoria: Marathon
Moto: Yamaha WR 450F
Número de participações anteriores no Rally dos Sertões: 1

“Chega nesta época do ano e eu mudo um pouco a rotina para me adaptar a esta competição. O peso da moto muda bastante. Com um tanque maior e totem na frente, ela chega a ficar cerca de 35kg mais pesada do que a moto que utilizo no enduro. Mas estou preparado e bem tranquilo quanto ao desafio. Treinamos juntos (com Martins e Cascaes) e deu pra ver que estamos com nível parecido. Espero brigar pelo título da categoria e para ficar no Top 10 da classificação geral”.

Publicidade

Guilherme Cascaes
32 anos
Categoria: Production Aberta
Moto: Yamaha WR 450F
Número de participações anteriores no Rally dos Sertões: 2

“Faltando 30 dias para o Serões, mudo meu foco. São duas modalidades bem diferentes. No enduro são trechos travados, média de velocidade baixa, e uso uma WR 250F, enquanto no rally é alta velocidade, trechos abertos, tanques de combustível maiores, moto mais pesada. O terreno e as condições de prova são muito diferentes. Aposto na minha regularidade e constância para andar entre os ponteiros. A estratégia é andar um pouco abaixo do limite porque o rally não permite erros. São quase três mil quilômetros em que cada segundo, curva, pedra, faz diferença no fim”.

Separador_motos