Publicidade

A Yamaha do Brasil surpreendeu o p£blico brasileiro com o lan‡amento do modelo XTZ 125, uma linha de motocicletas quatro tempos de 125 cc voltada para o segmento on-off road, que levou quase trˆs anos de desenvolvimento por ser uma motocicleta in‚dita no mercado mundial.

Agora, a grande novidade da Yamaha ‚ o lan‡amento da XTZ 125X, a primeira motocicleta com conceito “X” totalmente desenvolvida – ao longo de quase dois anos, e fabricada no Brasil. Dispon¡vel nas versäes “K” (partida a pedal) e “E” (partida el‚trica), a novidade pode ser encontrada na Rede de Concession rias Yamaha em todo o Brasil na cor preta.

Visualmente, a XTZ 125X esbanja modernidade com o grafismo reunindo duas tonalidades em alta na moda rua, preto com um toque sutil de vermelho. O painel com o fundo em vermelho combina com o conjunto de detalhes gr ficos da motocicleta. Na dianteira, o p ra-lama tem um formato mais curto, se comparado com a versÆo on-off, para abrigar as novas rodas raiadas de 17 polegadas. J  a prote‡Æo das bengalas, feitas com material fosco, foi desenhada de forma triangular, se diferenciando do modelo sanfonado.

O conjunto ¢ptico tamb‚m acompanhou o estilo urbano e moderno da Yamaha XTZ 125X, com os piscas brancos em formato oval. Se a cicl¡stica da Yamaha XTZ 125 ‚ perfeita para todo-terreno, nada mais natural que a XTZ 125X ser excelente para o circuito “urbano”.

Publicidade

Se comparada com a irmÆ on-off road a “X” est  com entreeixos e trail maiores (1.345 mm) e (112 mm). J  o ƒngulo de c ster diminuiu para 27o em rela‡Æo a XTZ 125. Para rodar, a Yamaha XTZ 125 X usa rodas de 17 polegadas cal‡adas com pneus street da marca Pirelli MT-75, 100/80 na dianteira e 110/80 na traseira.

Um detalhe que exala ainda mais o conceito “X” sÆo os cubos das rodas, balan‡a e o garfo dianteiro pintados na cor preta, al‚m de um par de espelhos exclusivos.

Com um quadro do tipo diamante, a Yamaha XTZ125 X tem dimensäes ideais para os centros urbanos. Com 1.965 mm de comprimento, 810 mm de largura e apenas 215 mm de distƒncia livre do solo, o modelo Yamaha tem o menor peso da sua categoria, 105 kg a seco na versÆo E e 104 Kg respectivamente para a K.

A ergonomia tamb‚m foi estudada e aplicada em rela‡Æo ao posicionamento dos bra‡os e pernas, assim como um banco longo que avan‡a sobre o tanque de combust¡vel. Se comparada a XTZ 125, a Yamaha XTZ125 X est  com o assento mais pr¢ximo ao solo, 815 mm contra 840 mm. As pedaleiras dianteiras sÆo retrateis e com acabamento de borracha e as traseiras fixadas ao chassi para nÆo transmitir os impactos da irregularidade do solo a garupa.

Publicidade

A suspensÆo dianteira ‚ do tipo telesc¢pica com mola e ¢leo, enquanto a traseira tem bra‡o oscilante em a‡o de alta resistˆncia e exclusivo sistema Active Monocross. O freio dianteiro ‚ composto por monodisco ventilado com 220 mm de diƒmetro com acionamento hidr ulico e pin‡a com dois pistäes, a traseira ‚ equipada com um freio a tambor de 130 mm de diƒmetro.

A XTZ 125X utiliza o motor Yamaha quatro tempos, OHC, refrigerado a ar, de 125 cc. Ele ‚ compacto, moderno e oferece uma economia e robustez, comprovada pelos propriet rios dos modelos da YBR 125 e XTZ 125. Ao todo sÆo 12,5 cavalos de potˆncia m xima a 7.500 rpm e um torque de 1,19 kgf.m a 6.500 rpm.

Os desenvolvimentos e solu‡äes t‚cnicas deste propulsor sÆo comprovados pelo eficiente sistema de contra pesos acoplados ao eixo do virabrequim, denominado de Balance Engine, que praticamente eliminam as vibra‡äes caracter¡sticas aos motores monocil¡ndricos ou pelo pr tico sistema centrifugo de filtragem de ¢leo, que nÆo requer a substitui‡Æo do elemento do filtro de ¢leo.

A XTZ 125X est  … venda em toda Rede de Concession rias Autorizadas Yamaha, oferecendo a melhor rela‡Æo custo-beneficio entre as motocicletas de sua categoria, ao pre‡o p£blico sugerido, posto Manaus de R$ 7.167,00 (XTZ 125XK) e R$ 7.961,00 (XTZ 125XE).

Publicidade