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Foto: FZ6 N

Foto: FZ6 N

Dois dos modelos Yamaha mais comercializados na Europa desembarcam no Pa¡s em duas versäes; FZ6 N e FZ6 S

A partir deste mˆs a Yamaha passa a disponibilizar em toda Rede Autorizada o modelo 2008 da entÆo in‚dita no mercado nacional, a Yamaha FZ6 N – naked com farol facetado tipo diamante, na cor preta, enquanto traz a versÆo 2008 da FZ6 S – com far¢is duplos e anteparo frontal, na cor azul que passou a ser comercializada no Brasil no in¡cio deste ano.

As FZ6 N e S, que tem milhares de apaixonados em todo o Mundo, conseguem reunir um motor afinado a um chassi equilibrado, sem deixar de lado o arrojado design. Ambas herdaram a partir deste ano um visual inspirado nos modelos esportivos da fam¡lia “R”. A versÆo FZ6 N foi desenvolvida para aqueles pilotos que cultivam a essˆncia de uma versÆo naked. A FZ6 S se diferen‡a pela ado‡Æo de um anteparo frontal que ‚ respons vel pela redu‡Æo do impacto da for‡a do vento, proporcionando maior conforto, principalmente em viagens de longa dura‡Æo.
O motor quatro tempos de 600 cc, arrefecido a l¡quido, ‚ proveniente da Yamaha R6, que utiliza quatro cilindros em linha e comando no cabe‡ote do tipo DOHC. Por‚m, nas FZ6 desenvolve 98 cv de potˆncia a 12.000 rpm e um torque de 6,44 kgf.m a 10.000 rpm. A alimenta‡Æo desse propulsor ‚ feita pelo eficiente Sistema Yamaha de Inje‡Æo Eletr“nica com quatro orif¡cios e duas dire‡äes, os injetores sÆo comandadas por meio de uma ECU (Unidade de Controle Eletr“nico) de 32 bit.

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Foto: FZ6 S

Foto: FZ6 S

O escapamento ‚ 4 em 2 com trˆs colm‚ias de catalisador. Com um desenho que remete aos escapes da fam¡lia “R”.

Em rela‡Æo ao chassi, as FZ6 esbanjam know-how, gra‡as … tecnologia exclusiva Yamaha CF Aluminum Die Casting Technology. Um processo que dispensa soldas e elimina 30% do ar encontrado na liga de alum¡nio, tornando o metal mais r¡gido e leve, se comparado ao processo tradicional de produ‡Æo.

O chassi da FZ6 ‚ mais resistente, flex¡vel e leve porque nÆo utiliza soldas e nem as estruturas transversais encontradas em outros modelos. Com isso, o motor ‚ montado por meio de um sistema r¡gido, reduzindo o peso total da FZ6. Outro item que utiliza o mesmo processo ‚ a balan‡a traseira, ela trabalha em conjunto com um monoamortecedor. As rodas de liga leve com cinco raios sÆo cal‡adas com pneu 120/70 R17 na dianteira e pneu 180/55 R17 na traseira.

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A seguran‡a dos usu rios da Yamaha FZ6 fica garantida com o sistema de freios composto por dois discos perfurados de 298 mm de diƒmetro na dianteira, equipados com calipers monobloco. Mais compacto, leve e r¡gido, o monobloco torna a frenagem mais progressiva, al‚m de diminuir a fadiga dos freios. Na roda traseira a FZ6 leva um freio a disco perfurado de 245 mm.

Todas as informa‡äes do conjunto estÆo presentes no painel semelhante ao da irmÆ maior, Yamaha FZ1 Fazer. Ao lado esquerdo um quadro de LCD (Cristal L¡quido) em duas cores com informa‡äes como: veloc¡metro, hod“metro total e dois parciais, medidor de combust¡vel, rel¢gio, temperatura do ar de admissÆo e do liquido de arrefecimento. J  ao lado direito um instrumento anal¢gico com ponteiro de rota‡Æo (contagiros) e luzes espias completam as informa‡äes; luzes indicadoras de combust¡vel reserva, status do motor, ponto morto (neutro), luz alta e a ativa‡Æo do sistema de imobiliza‡Æo.

Tanto a FZ6 S como a FZ6 N tˆm um ano de garantia sem limite de quilometragem. O pre‡o p£blico sugerido, posto Guarulhos, SÆo Paulo, sem frete e seguro, ‚ de R$ 37.000,00, para a versÆo S, e de R$ 35.000,00, para a N.