Publicidade

Aos poucos, o mistério em torno da nova trail de média cilindrada da Yamaha vai se desfazendo. A começar pelo (provável) nome: Ténéré 700 – substituindo o provável T7, cogitado desde quando surgiram as primeiras imagens do T7 Concept, em 2016. Nesta semana, a marca japonesa apresentou a “Ténéré 700 World Raid Edition” num encontro de aficionados pela família Ténéré na Austrália.

Yamaha dá mais um pequeno passo em sua nova trail média. Protótipo passa a ser chamado de Tenere 700 e está mais próximo do modelo que chegará ao mercado - em tese, ainda no primeiro semestre de 2018

Yamaha dá mais um pequeno passo em sua nova trail média. Protótipo passa a ser chamado de Tenere 700 e está mais próximo do modelo que chegará ao mercado – em tese, ainda no primeiro semestre de 2018

Este é mais um pequeno passo rumo à apresentação comercial do modelo e o início de sua esperada produção em série – o que deve acontecer na Europa ainda em 2018. Por aqui, ainda não há uma previsão oficial de quando o modelo chegará às lojas, mas este movimento deve ser acelerado pelo fim da venda das antecessoras, ou seja, a retirada definitiva da Tenere 660Z e XT 660 das concessionárias.

A versão ‘World Raid Edition’ trouxe, de fato, poucas novidades, como a altura do assento reduzida e a adoção da tradicional cor ‘Racing Blue’ da Yamaha. Além disso, muitos elementos originais do conceito inicial foram mantidos, como o farol em LED com quatro projetores, o grande tanque de alumínio e o uso de fibra de carbono em itens como as laterais. Certamente, ainda surgirão alterações importantes no processo em que o protótipo se transforma na moto que estará nas lojas, o que deverá ‘suavizar’ um pouco o design agressivo do modelo (porém, esperamos que o farol continue!). Além disso, como sugere o nome do protótipo, fala-se em uma pequena turnê por países chave para apresentação do modelo.

Publicidade

T7 Concept ou Ténéré 700… a nova trail média da Yamaha

O modelo foi apresentado pela primeira vez no Salão de Milão de 2016, como o conceito T7 Concept, e dividiu opiniões pela proposta ousada no design. Depois, a Yamaha disse que a T7 marcaria o início de ‘um novo tempo’ nas trails da marca e todos (inclusive nós) gostaríamos de vê-la de perto em um Salão ao longo de 2017, mas não aconteceu. Agora, ela aparentemente rebatizou o modelo como Ténéré 700, incluindo-o na lendária família da marca.

T7 Concept foi apresentada no Salão de Milão (EICMA) de 2016 e tem habitado nos sonhos dos amantes de off-road desde então

T7 Concept foi apresentada no Salão de Milão (EICMA) de 2016 e tem habitado nos sonhos dos amantes de off-road desde então

Presente desde a apresentação da T7 Concept, o motor que equipa a nova moto é o mesmo excelente coração da MT-07, um crossplane bicilíndrico de 689 cm³ que na naked, gera 74,8 cv a 9.000 rpm e 6,9 kgf.m de torque, aos 6.500 rpm. Provavelmente o propulsor receba alterações para gerar (ainda mais) torque em baixas e médias rotações. Segundo a Yamaha, o novo modelo garante mais aptidão off-road que as XT e Ténéré 660 antecessoras. A suspensão invertida na dianteira também continua lá desde o primeiro contato, em 2016, assim como o escapamento Akrapovič. Acompanharemos os próximos capítulos…

separador_yamaha

Publicidade
Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza