Publicidade

A Yamaha está trabalhando em uma nova esportiva. O modelo tem como base a naked MT 09 e deve se chamar R9, mas ainda não há estimativas de quando ela chegará ao mercado internacional.

Vamos com calma. Nos últimos dias a marca registrou patentes sobre o nome ‘R9’ em diferentes locais, como Austrália e Europa. Este é o primeiro indício (mas ainda não uma prova) de que a empresa está trabalhando em um novo modelo sport.

mt 09 dá origem a nova r9

A MT 09 deve ganhar uma irmã esportiva em breve. Aos poucos surgem montagens de como poderia ser a nova R9

Yamaha R9, esportiva baseada na MT 09

Assim, a hipotética mas provável R9 segue um caminho que já conhecemos bem. Ele foi trilhado pela R7 há poucos meses.

Publicidade

A começar pela ideia de adaptar uma naked à proposta esportiva. Mudam o design, as suspensões e são criados componentes como a carenagem integral, mas é mantida toda a base mecânica e eletrônica. Foi isso que aconteceu quando a 07 ‘se tornou’ R7 – e que deve ocorrer agora, com a MT 09.

mt 09 2021

MT 09 foi atualizada no ano passado, recebendo melhorias no motor, novo visual e um salto na eletrônica. Porém, nova geraçaõ ainda não veio ao Brasil

Depois, começam a vazar materiais na imprensa internacional. Inicialmente registros de patentes, necessárias para assegurar a propriedade intelectual daquele produto ou marca. Depois surgem as primeiras fotos, sejam de estúdio ou testes camuflados. Na sequência ocorre o lançamento oficial.

Veja também:

Publicidade

Faca e o queijo na mão

As linhas MT e R estão cada vez mais atualizadas. No exterior elas já deram origem a diversos produtos com componentes compartilhados. São exemplos as R 125 e MT 125, R3 e MT 03, R7 e MT 07. Agora deve ser a vez da MT 09 ganhar uma ‘irmã’.

Esta é a R7, baseada na MT 07

Além disso, a Yamaha tem uma lacuna a preencher em sua linha de esportivas. A família R começa com a pequena R 125 (de 15 cv), passa pela R3 (de 42 cv) e então apresenta a R7 (de 75 cv), como degraus de uma escada. O próximo passo é, na verdade, um salto. Estamos falando da R1, superbike de 200 cv.

montagem yamaha r9

Aqui outra montagem. Ainda não sabemos qual será a cara da R9

Publicidade

Assim, uma esportiva de ‘cento e poucos cavalos’ caíria como uma luva no lineup, construindo o degrau que falta nesta escada. E quantos cavalos a MT 09 tem? Bingo, 119. Até 2020 este papel era cumprido pela tetracilíndrica R6, agora aposentada.

Aliás, a ideia de ter uma R9 baseada na MT não é nova. Muitos fãs da marca já cogitaram isto. Já teve, inclusive, quem fizesse a esportiva de forma artesanal, criando componentes em casa e depois adaptando numa 09. Foi assim que surgiu esta R9 italiana.

Como é a MT 09

A MT 09 SP disponível no exterior ainda não chegou ao Brasil. O modelo recebeu atualizações importantes no ano passado, muito importantes na eletrônica e inegáveis no visual.

nova mt 09 nao vem ao brasil

Controle de tração e ABS adaptado para curvas, cruise control, modos de pilotagem. E um visual nada convencional. Assim é a nova MT 09

Depois de 8 anos, o motor CP3 de 3 cilindros e 847 cm³ recebeu um novo design que oferece maiores níveis de potência em toda a gama de rotação. A capacidade foi aumentada para 889 cm³, dando 42 cc adicionais, que geram agora a potência máxima para 119 cv a 10.000 rpm (antes, 115 cv) e torque máximo de 9,5 kgf.m a 7.000 rpm.

potencia nova mt 09

Motor foi aprimorado. Assim, passou de 115 para 119 cv de potência máxima

Ela também ganhou suspensão dianteira KYB totalmente ajustável na dianteira e no amortecedor traseiro – este, da Ohlins. O câmbio de seis velocidades conta com quickshifter e a suspensão dianteira tem garfo invertido.

Na eletrônica houve um salto. A nova MT 09 ganhou IMU de seis eixos, o que possibilitou aperfeiçoar todo seu pacote. Agora conta com controle de tração e ABS adaptado para curvas, além de acelerador eletrônico Yamaha Chip Controled Throttle (YCC-T) com a tecnologia Accelerator Position Sensor Grip (APSG). Ambas as novidades vindas da R1, mas com ajustes para a MT.

mt09 brasil preço

Esta é a MT da geração anterior, à venda no Brasil. É encontrada nas lojas por aproximadamente R$ 58.125

MT 09: esportiva R9 no Brasil

Alguns parágrafos acima dissemos que a marca acaba de registrar a patente do nome, então o projeto ainda está longe de sua fase final de desenvolvimento. Ainda não é possível afirmar quando e nem por quanto a nova R9 chegará ao mercado.

r9 2022

Aqui, outra imagem não oficial de como pode ser a nova R9

E provavelmente não a veremos por aqui. Por alguma questão estratégica a Yamaha deixou o Brasil desabastecido de suas esportivas. Enquanto em alguns locais há seis opções de modelos, de 125 a 1.000 cilindradas, aqui temos apenas a R3. Solitária, desde 2017 ela é a única esportiva da Yamaha à venda no país.

Yamaha parece ter desistido do segmento de esportivas no Brasil. Enquanto tem 6 modelos no exterior, aqui vende apenas a R3

Aliás, a própria linha MT também carece de atualizações. As 07 e 09 apresentadas na Europa no segundo semestre de 2020 ainda não chegaram ao Brasil, algo que deve ocorrer nos próximos meses. Apenas a MT 03, líder da categoria, já está atualizada em solo verde e amarelo.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza