Publicidade

A Yamaha Motor Europe lançou uma versão especial “Tribute” a Valentino Rossi, a R1 GYTR VR46. O modelo único celebra a lendária carreira do The Doctor na MotoGP e foi apresentado nesta semana no Salão de Milão, o EICMA.

Valentino Rossi, Yamaha R1 e MotoGP

Rossi ajudou a moldar o motociclismo como conhecemos hoje, sendo destaque no Mundial de Motovelocidade por 26 anos. O italiano conquistou sete títulos mundiais da classe principal da MotoGP, além dos Campeonatos Mundiais de 250cc e 125cc. Ele também tem 115 vitórias e 235 pódios em 425 corridas. Que números, hein! Mas Rossi se despediu das corridas da categoria neste ano de 2021. E coube a última e parceira de longa data, a Yamaha, agradecer o piloto com um obrigado em forma de uma R1, especialmente desenhada para ele.

Veja também:

Publicidade
R1 GYTR VR46

R1 GYTR VR46 é tributo ao The Doctor!

Yamaha R1 GYTR VR46

A Yamaha R1 GYTR VR46 Tribute foi apresentada em uma pintura especial, produzida por Aldo Drudi. Nada menos que o famoso designer de capacetes de Valentino e amigo pessoal. O modelo conta com um banho de peças específicas da GYTR 2022 (Genuine Yamaha Technology Racing). Trata-se da divisão da fabricante japonesa dedicada a itens de corrida e de desempenho, desenvolvidas e testadas por engenheiros de prova da fábrica.

R1 GYTR VR46 foi realizada com a receita utilizada no Superbike

Com isso, a moto é configurada como uma verdadeira máquina de corrida. Afinal, se beneficiou de um conjunto de peças do superbike, material que permitiu que a Yamaha chegasse ao título do WorldSBK 2021. É um conjunto e tanto. A começar pelo novo kit de carenagem e chassi auxiliar traseiro, ambos totalmente em fibra de carbono.

Publicidade
R1 GYTR VR46

Peças GYTR fazem parte do novo brinquedo de Rossi

O reservatório de combustível foi aumentado para 22 litros, assim como o que é usado no WSBK. Além disso – braço oscilante, pinças triplas ajustáveis, elementos da suspensão Öhlins, sistema de freio Brembo completo – também foram emprestados da superbike de fábrica. Sem falar da eletrônica e do painel de corrida.

Conjunto Akrapovic é um show a parte…

O grand finale é dado pelas rodas Marchesini e o escapamento Akrapovic. Que obra não é? Quem sabe em breve Rossi possa dar umas voltas de treino com a Tribute na pista de Misano. Curtiu a R1 GYTR VR46, quer uma? Bem, o modelo não está à venda. É peça única para o The Doctor. Mas quem sabe no futuro veremos uma homenagem como essa em linha de produção.

Publicidade

Yamaha agradece aos servições prestados da lenda, grazie…

R1 GYTR VR46 Tribute – peças do catálogo GYTR 2022

Acelerador eletrônico
Embreagem deslizante
Junta de cabeçote
Kit de radiador
Protetor de freio dianteiro
Conjunto traseiro ajustável
Sistema Akrapovic de fábrica
Conjunto de rodas GYTR Marchesini

Peças especiais do desenvolvimento WorldSBK

Tanque de combustível de fábrica de 22 litros
Subestrutura Traseira Full Carbon
Conjunto Underslung Swingarm
Kit de braçadeira tripla ajustável (deslocamento ajustável de 22,5 mm x 27 mm)
Tela especial de corrida com painel em fibra de carbono
Motor de fábrica ajustado
ECU REX 140 Marelli
Chicote de fios dedicado a Marelli REX140 ECU
Kit Sensor
Filtro de ar de especificação WorldSBK
Amortecedor de direção lateral Öhlins
Garfo dianteiro de fábrica Öhlins
Amortecedor traseiro ajustável pneumático Öhlins Factory
Cilindro Mestre Frontal Brembo
Conjunto de discos Brembo • Conjunto de pinças traseiras Brembo
Conjunto de pinça frontal Brembo
Chrome Lite Dashboard com GPS

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]