Publicidade

A Yamaha R1 tem nova versão especial no exterior! O modelo vem da equipe oficial da fabricante no mundial de superbike, a Pata Prometeon Yamaha WorldSBK. Ou seja, trata-se de uma nova réplica de edição limitada do piloto Jonathan Rea. E de edição limitada, claro. Naturalmente, o preço deixa claro a importância deste projeto.

Yamaha R1 tem nova versão especial

A nova Yamaha celebra a tão esperada mudança do seis vezes campeão mundial Jonathan Rea, da Kawasaki, para a nova equipe em 2024. O modelo possui cores furtivas “Winter Test” – idênticas em design as da Factory Yamaha R1 WorldSBK #65 e assinadas por ninguém menos que Aldo Drudi, designer famoso pelos capacetes de Valentino Rossi.

yamaha r1 superbike

Edição especial da Yamaha R1 é diretamente baseada no modelo usado por Jonathan Rea no Mundial de Superbike

O modelo foi criado pela Crescent Yamaha, concessionária diretamente ligada à equipe Pata Prometeon. Trata-se de uma edição limitada a apenas 10 unidades e equipadas com os melhores componentes oferecidos pela fabricante, numa exclusiva versão da R1 GYTR.

Publicidade

Assim, entrega cerca de 30 cv a mais que a superbike padrão, ultrapassando a casa dos 215 cv e se assemelhando ao desempenho de uma moto so WSBK. Isto foi possível graças ao kit de corrida GYTR, que faz vários pequenos ajustes no motor e conta com componentes exclusivos, como escapamento Akrapovič com especificações do Mundial de Endurance.

motor yamaha r1

Graças às mudanças do GYTR, R1 de edição especial promete desempenho digno do Mundial de Superbike

A ficha técnica segue com embreagem Suter, ECU GYTR, braço oscilante Suter suspenso, suspensão completa Öhlins, rodas de alumínio forjado Marchesini M7RS e carroceria totalmente em carbono. Os freios também foram aperfeiçoados, claro. Desfa forma, contam com pinças Brembo GP4RX com discos T-Drive.

 

Publicidade

Veja também:

Preço assustador

Agora que você conhece a importância e exclusividade desta nova edição especial da Yamaha R1, está pronto para saber seu preço? O modelo custa 65 mil libras esterlinas (cerca de R$ 446 mil em conversão direta), muito acima de qualquer concorrente direta. Veja o preço de outras superbikes, tomando como base um mesmo mercado (no caso, o Reino Unido):

  • Ducati Panigale V4 R: 39 mil libras
  • BMW M 1000 RR: 30 mil libras
  • Yamaha ZX 10RR: 26 mil libras
  • Yamaha R1 M padrão: 25 mil libras
  • Honda CBR 1000RR-R: 24 mil libras

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]