Publicidade

É impossível que uma novidade agrade todas as pessoas ao mesmo tempo. Assim, se por um lado vários fãs estão ansiosos para acelerar a recém-apresentada Yamaha R7, por outro há um grupo que critica a proposta do modelo, muito mais mansa que a antecessora R6.

Veja também:

Protótipo R9M tem como base a plataforma da MT 09

Enquanto alguns reclamam da falta de vigor do motor da MT 07 para uma esportiva da linha R, um italiano resolveu agir. Jacopo Marzaro usou a Tracer 900 que tinha na garagem para dar origem ao protótipo R9M, com números, desempenho e visual exclusivo.

Publicidade

Como é a esportiva baseada na plataforma da MT 09

Transformar a sport touring com plataforma da naked MT 09 numa moto de pista não foi trabalho para um dia. O mecânico realizou uma série de ajustes no conjunto além, claro, de criar novas peças e componentes.

Antes de tudo acontecer, a R9M era uma pacata Tracer 900 como a da foto

A começar pelo chassi. Para garantir a ciclística e posição de pilotagem de uma esportiva, Jacopo criou um novo subchassi, totalmente em aluminío. A base também recebeu novas suspensões, voltadas para pista, com assinatura da Ohlins,

Projeto foi desenvolvido para as pistas. Um belo – e rápido – brinquedo de final de semana

Publicidade

Apesar de apreciar o desempenho do motor CP3 que equipa as Tracer e MT 09, o artesão fez ajustes no conjunto. Sem nenhuma alteração brusca, o funcionamento do propulsor DOHC de 847 cm³ passou a contar com nova ECU e também com escapamento Akrapovic. Assim, a potência subiu de 115 para 140 cv.

Yamaha R9M: uma esportiva feita à mão

Para parar o novo conjunto, os freios originais deram espaço a pinças Brembo GP4 RX. Já as rodas são da OZ Racing, adotadas com objetivo de economizar alguns quilos da motocicleta. Já os pneus slick são da Pirelli.

 

O conjunto só está completo, claro, com a carenagem. A peça integral envolve boa parte do motor e foi desenvolvida pelo próprio mecânico, à mão, especialmente à R9M. O mesmo aconteceu com a nova traseira e monoposto, pensados exclusivamente ao projeto.

Publicidade

Jacopo é responsável pela concessionária Venezia Moto Yamaha, na bela cidade de Vêneto. Quem sabe seu projeto não inspire a criação de novas esportivas da família R, que passa a ter na topo de linha R1 / R1M sua única integrante de temperamento quente. Quem sabe.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza