Um grupo de amigos resolveram marcar seu nome na história do motociclismo. Assim, decidiram quebrar o recorde de velocidade com uma Yamaha RD 400 dos anos 70. Para o feito ser legítimo, foi necessário seguir algumas regras e fazer ajustes pontuais na moto, sem mexer no motor.
Dessa forma, o palco para alcançar o novo top speed foi um deserto de sal chamado Bonneville Salt Flats que recebe corridas de carros e motos com equipes dispostas a escrever seus nomes no livro dos recordes. A nova marca foi de 206 km/h reais – cerca de 230 km/h no painel -, com uma moto de 40 anos e praticamente original.
Yamaha RD 400: top speed no deserto de sal
Tudo começou quando um grupo de amigos da Flórida decidiu quebrar um recorde de velocidade. Assim, os amigos foram em 2020 assistir a competição e descobriram que em algumas categorias as equipes não tinham patrocínio de grandes marcas e que as motos eram reparadas por pequenas oficinas.
Ou seja, havia a possibilidade de competir – e talvez até de vencer – sem a necessidade de fazer grandes investimentos ou protótipos faraônicos. Logo, decidiram participar da categoria Classic Modified, destinada a motos de até 500 cc e com muitos anos de estrada.
Nesta modalidade as motos costumam ter relação potência/peso que possobilitem atingir velocidades na casa dos 175 km/h e o recorde vigente era de 181 km/h, estabelecido em 2016. Dessa forma, com essas informações em mãos, o grupo de amigos achou que era possível conquistar esse título.
Veja também:
- Top4 motos Kawasaki para celebrar seu aniversário no Brasil
- Top13 motos de filmes que viraram ícones do cinema
- Projeto prevê limitador de velocidade em motos
RD400 precisou de reparos
Nesta categoria é necessário preservar características originais da moto, cabendo pequenos ajustes pontuais. Assim a Yamaha RD 400 recebeu reparos no motor e novos itens, como um tanque e banco compatíveis especiais para a corrida.
Dessa forma, o modelo da Yamaha estava a todo vapor, conseguindo entregar 144 km/h na 4ª marcha. No entanto, imprevistos acontecem.
A guerrilheira RD400 passou por um teste três dias antes da corrida, onde foi a mais de 200 km/h em 5ª marcha quando a moto sofreu uma falha no pistão. A partir de então a equipe passou a trabalhar dia e noite para arrumar tudo e deixar a máquina pronta.
Pneus especiais
Quando chegou o grande dia, a Yamaha RD 400 estava com o motor pronto, estética bacana e pneus especiais. Isso mesmo, além do motor, para quebrar o recorde de velocidade é preciso dar uma atenção especial à escolha dos pneus. Afinal, Bonneville Salt Flats é uma pista difícil, incomum, um deserto de sal. Se eles tiverem muita resistência ao rolamento e pouca tração, as rodas irão derrapar em alta velocidade.
Assim, um dos rapazes possuía certa experiência com pneus Continental, por isso a equipe decidiu escolhê-los e rodar com o ContiClassicAttack. Além disso, não iriam precisar mexer em mais nada da moto, tendo em vista que os pneus se encaixaram perfeitamente na RD400.
Então, foi desse modo que a equipe conseguiu quebrar o recorde de velocidade da categoria em sua primeira participaçãono Bonneville Speed Week. Além disso, o grupo deixou claro que está pronto para mais e que em 2022 marcarão presença na corrida no deserto de sal.