A saudosa e feroz Yamaha RD 500 ressurgiu à venda em um leilão online dos Estados Unidos, mas que pode ser arrematada em qualquer parte do mundo. A esportiva é do ano de 1985 e vamos apresentá-la a seguir.
A Yamaha RD500LC, também conhecida no exterior como RZ500, causava frenesi nos motociclistas dos anos 80 devido ao seu propulsor V4 de dois tempos que produz um som inconfundível e descarga de potência sem qualquer pudor.
A esportiva da Yamaha trazia para as ruas a possibilidade de ter – e acelerar – uma moto que recordava grandes máquinas do campeonato mundial de motovelocidade. Bem, se a RD 350 já impressionava, a RD 500 é uma moto de parar o trânsito.
Yamaha RD 500 e seu motor
A esportiva de dois tempos produzia até 88 cv de potência máxima a 9.500 rpm e torque de até 6,8 kgf.m em 8.500 giros. Assim, para ter noção da potência, a RD 500 rendia em 400 metros, no tempo de 12 segundos, o top speed de 230 km/h.
O modelo leiloado teve seu motor reconstruído em 2004 pela Wilson Performance de Lee’s Summit, localizada nos Estados Unidos.
Dessa forma, a oficina também revitalizou a moto em 2008 para incluir perfuração e polimento dos cilindros, substituição dos pistões pela segunda vez e instalação de novos carburadores deslizante Mikuni de 28 mm, além de um kit de cabo de tarugo.
Parece que o antigo dono cuidava bem da máquina. Os organizadores do leilão detalharam também que em 2020 a bateria teria sido trocada e que a moto foi rodada apenas com óleo Motul de dois tempos classificado para uso com sistemas de injeção.
Veja também:
Conheça a nova moto esportiva da Buell
Yamaha MT 03: conheça a ‘pantera negra’ de Juliette
Kawasaki com nova retrô de média cilindrada? Confira;
Adaptações para amansar a fera
As adaptações realizadas para amansar o motor V4 da RD 500 foram feitas porque a base do propulsor é a da YZR 500 usada em competição. Desse modo,as válvulas rotativas foram substituídas por válvulas de palheta semelhantes às da RD 350.
Mudanças na moto leiloada
A esportiva foi comprada no Canadá e importada para os EUA por um americano em 2003 e recebeu suas primeiras modificações em 2004, com o serviço feito no motor.
Contudo, ao longo dos anos, pistões e carburadores foram substituídos, assim como também pastilhas de freio, rolamentos do cabeçote de direção e carroceria. O dono que está leiloando tem todos os serviços anotados.
Além disso, a moto que está à venda foi equipada com um sistema de escapamento Jim Lomas com câmaras de expansão no escapamento estilo MotoGP, duas das quais saem por ambos os lados.
Painel de instrumentos
O painel de instrumentos inclui um velocímetro que marca até 240 km/h, um tacômetro e um medidor de temperatura do líquido de arrefecimento.
Na esportiva leiloada, o hodômetro mecânico de cinco dígitos mostra 87 mil quilômetros rodados. No entanto, no anúncio o vendedor afirma que percorre dois mil quilômetros após comprar de segunda mão.
Preço e como comprar a RD 500
Atualmente, o modelo está sendo leiloado no site americano Bring a Trailer e o valor está em torno dos 18.500 dólares, cerca de R$ 96.940 (em conversão direta. A dois tempos vale isso tudo?