Publicidade

A saudosa e feroz Yamaha RD 500 ressurgiu à venda em um leilão online dos Estados Unidos, mas que pode ser arrematada em qualquer parte do mundo. A esportiva é do ano de 1985 e vamos apresentá-la a seguir.

A Yamaha RD500LC, também conhecida no exterior como RZ500, causava frenesi nos motociclistas dos anos 80 devido ao seu propulsor V4 de dois tempos que produz um som inconfundível e descarga de potência sem qualquer pudor.

Yamaha RD 500

A moto tem as cores branco, vermelho e azul como destaque

A esportiva da Yamaha trazia para as ruas a possibilidade de ter – e acelerar – uma moto que recordava grandes máquinas do campeonato mundial de motovelocidade. Bem, se a RD 350 já impressionava, a RD 500 é uma moto de parar o trânsito. 

Publicidade

 

Yamaha RD 500 e seu motor 

Yamaha RD 500

O propulsor da moto leiloada recebeu revitalição em 2004

A esportiva de dois tempos produzia até 88 cv de potência máxima a 9.500 rpm e  torque de até 6,8 kgf.m em 8.500 giros. Assim, para ter noção da potência, a RD 500 rendia em 400 metros, no tempo de 12 segundos, o top speed de 230 km/h. 

O modelo leiloado teve seu motor reconstruído em 2004 pela  Wilson Performance de Lee’s Summit, localizada nos Estados Unidos. 

Publicidade

Dessa forma, a oficina também revitalizou a moto em 2008 para incluir perfuração e polimento dos cilindros, substituição dos pistões pela segunda vez e instalação de novos carburadores deslizante Mikuni de 28 mm, além de um kit de cabo de tarugo. 

Yamaha RD 500

A moto não possui arranhões ou detalhes a serem revitalizados por quem arrematar

Parece que o antigo dono cuidava bem da máquina. Os organizadores do leilão detalharam também que em 2020 a bateria teria sido trocada e que a moto foi rodada apenas com óleo Motul de dois tempos classificado para uso com sistemas de injeção. 

Veja também: 

Publicidade

Conheça a nova moto esportiva da Buell

Yamaha MT 03: conheça a ‘pantera negra’ de Juliette

Kawasaki com nova retrô de média cilindrada? Confira;

 

Adaptações para amansar a fera 

As adaptações realizadas para amansar o motor V4 da RD 500 foram feitas porque a base do propulsor é a da YZR 500 usada em competição. Desse modo,as válvulas rotativas foram substituídas por válvulas de palheta semelhantes às da RD 350. 

 

Mudanças na moto leiloada

Yamaha RD 500

Assim a Yamaha RD 500 também recebeu câmera de expansão no escape de 2 tempos

A esportiva foi comprada no Canadá e importada para os EUA por um americano em 2003 e recebeu suas primeiras modificações em 2004, com o serviço feito no motor.

Contudo, ao longo dos anos, pistões e carburadores foram substituídos, assim como também pastilhas de freio, rolamentos do cabeçote de direção e carroceria. O dono que está leiloando tem todos os serviços anotados. 

Além disso, a moto que está à venda foi equipada com um sistema de escapamento Jim Lomas com câmaras de expansão no escapamento estilo MotoGP, duas das quais saem por ambos os lados. 

 

Painel de instrumentos 

moto esportiva

O painel da esportiva à venda encontra-se bem conservado

O painel de instrumentos inclui um velocímetro que marca até 240 km/h, um tacômetro e um medidor de temperatura do líquido de arrefecimento. 

Na esportiva leiloada, o hodômetro mecânico de cinco dígitos mostra 87 mil quilômetros rodados. No entanto, no anúncio o vendedor afirma que percorre dois mil quilômetros após comprar de segunda mão.

 

Preço e como comprar a RD 500

moto esportiva

Por fim, o preço pode ficar salgado para os brasileiros interessados

Atualmente, o modelo está sendo leiloado no site americano Bring a Trailer e o valor está em torno dos 18.500 dólares, cerca de R$ 96.940 (em conversão direta. A dois tempos vale isso tudo?

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha