Existem muitos modelos da Yamaha à venda no exterior que nós adoraríamos ter no Brasil. Um deles é a irmã menor da família XSR, uma moto 125 cc com componentes premium, alto nível de acabamento e pegada retrô. Mas ela não está disponível por aqui e, para nosso desespero, ficou ainda mais bonita.
Isso porque a pequena moto 125 da Yamaha acaba de receber uma versão especial. A XSR 125 Legacy recebeu uma série de pequenos detalhes dignos de edição especial, fortalecendo seu vínculo com modelos clássicos da marca dos anos 1960 e 1970.
XSR 125 Legacy, nova moto 125 da Yamaha
Os diferenciais da versão Legacy estão no visual. Destaque ao novo revestimento do escapamento e à pintura Historic Black, com carroceria em preto brilhante e componentes em cinza, além de filetes dourados. Assim, remete à primeira geração da RD 350, além de mais modelos da época.
Outra exclusividade são as rodas. Enquanto o modelo tradicional tem aros de liga leve e pneus de asfalto, o lançamento adota belas rodas raiadas com as mesmas 17 polegadas. Os aros são dourados, combinando com detalhes da pintura, e estão revestidos por pneus de uso misto Metzeler Karoo Street.
Veja também:
- Polêmico, piloto da F1 diz que MotoGP é melhor que carros
- Motos elétricas: Itália vai pagar parte do preço das 0km;
- Motos da Rocam: quais modelos já usaram em 40 anos
Como é a Yamaha XSR 125
No restante, a Legacy mantém todo o conjunto técnico e mecânico da XSR 125 tradicional. É uma moto bem resolvida, com alto nível de acabamento que agrada tanto pilotos novatos quanto aqueles que estão voltando ao motociclismo.
Ela é movida por um moderno motor de 124 cm³, arrefecimento a líquido e válvulas de atuação veriável (VVA), que gera 15 cv de potência máxima – no limite permitido para rodar com a carta A1 na Europa. O torque é de 1,2 kgf.m e o câmbio tem 6 velocidades.
Os componentes de ‘especificação premium’ seguem com o chassi, com partes em alumínio e nas suspensões. Na frente há garfo invertido, com 130 mm de curso e 37 mm de diâmetro. Além disso, há sistema ABS e freios com disco nas duas rodas. O farol é em LED e o painel, completo, digital em LCD.
Quanto custa a nova moto 125 Yamaha
A pequena Yamaha XSR Legacy chega primeiro à Europa, sendo que lá a nova moto 125 tem preço logo acima de sua versão padrão. O valor sugerido é de 5.300 euros, logo acima dos 4.800 da XSR ‘tradicional’. Em conversão direta, são aproximadamente R$ 26,7 mil e R$ 24,1 mil. Para comparação, lá um NMax sai por aproximadamente 3.700 euros (R$ 18,6 mil).
Infelizmente, não há qualquer previsão da pequena Yamaha vir ao Brasil. Por aqui, nenhum modelo da família XSR está disponível, mesmo que alguns compartilhem diversos componentes com as MT 07 e 09.