Publicidade

A Yamaha apresentou nas últimas semanas a Tracer 9 e Tracer 9 GT na Europa. Os recentes lançamentos são inspirados na motorização da nova geração da MT-09, disponível no exterior. As recém-chegadas, agora com o motor maior de 889 cm³, mudaram de nome. Os dois zeros tradicionais da versão ficaram no passado e a 900 agora é a Tracer 9.

Cinco anos após o lançamento do modelo original, a Yamaha Tracer 900, a fabricante criou versões totalmente novas. Assim, buscando manter a posição do modelo Sport Touring nasceram as Tracer 9 e Tracer 9 GT. No design as motos ganharam atualizações significativas na dianteira, com novo conjunto óptico totalmente em LED.

Yamaha lançou Tracer na versão de entrada e também GT

Publicidade

Novo motor EU5 de 890 cc CP3

As novidades contam com o mesmo propulsor da nova MT-09. Desta forma, as motocicletas entregam mesmos números 119 cv de potência máxima a 10.000 rpm e torque máximo de 9,48 kgf.m a 7.000 rpm. A transmissão é de seis velocidades, com quickshifter como item de série na versão GT.

Além disso, a Tracer 9 conta com uma IMU de seis eixos, que permite o uso de itens como ABS, controle de tração atuantes em curvas, anti-wheelie e controle de slide. Vale ressaltar que o cruise control também é um item de série na versão de entrada.

Conjunto renovado

A Tracer 9 recebeu um chassi novo, assim como a balança traseira em alumínio. O conjunto conta com suspensão Kayaba, ajustável na dianteira (curso de 130 mm) e na traseira (curso de 122 mm). Além disso, o modelo é dois quilos mais leve, com peso seco de 213 quilos.

Novo painel em duas telas de TFT

Publicidade

O painel da Tracer 9 também tem novidade, agora com dois mostradores TFT de 3,5 polegadas cada. O reservatório de combustível é de 19 litros, contra os 18 da geração anterior. Segundo a Yamaha, a autonomia da Tracer 9 supera a casa dos 350 quilômetros por tanque.

Tracer 9 GT

A versão GT, topo de linha, conta com luzes que acompanham a trajetória em curvas como item de série. Além dos itens já citados no modelo de entrada, a moto ganha aquecedor de manoplas e malas laterais como itens de série. A GT ganha também suspensão eletrônica semi-ativa.

Tracer 900 disponível no Brasil pode estar com os dias contados?

A nova Tracer 9 e a GT chegam às concessionárias europeias em março de 2021. Os preços devem ser divulgados em breve. Quanto a uma possível atualização da Tracer 900, disponível no Brasil, ainda não existem informações. O modelo é vendido no mercado nacional partindo dos R$ 57.890.

Publicidade

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza