Publicidade

A tecnologia de radar em motos está se popularizando rapidamente. No Brasil, essa novidade chegou ainda neste ano com a requintada Ducati Multistrada V4 S, uma das primeiras marcas a apostar no recurso em nível mundial. E agora a sport touring da Yamaha, Tracer 900, seguiu o mesmo caminho… mas longe daqui.

Yamaha Tracer 900 com radar

A revista especializada da alemã, Motorrad, flagrou recentemente um protótipo de testes da Tracer 9 GT. Por fotos, foi possível ver a moto touring – que já está uma geração a frente da brasileira – com uma carroceria dianteira ligeiramente revisada, muito provavelmente destinada a esconder uma unidade de radar.

nova yamaha tracer 900 terá radar

Tracer 9 GT foi flagrada com radar instalado entre os piscas, que acoplados na carenagem

Mas ao contrário dos radares vistos com destaque nas dianteiras da Multistrada V4 S da Ducati e na 1290 Adventure S da KTM, o sistema da Yamaha é mais discreto… O modelo visto em testes na japonesa ‘segue a receita’ do aplicado na Kawasaki H2 SX.

Publicidade

Isso porque, o sistema da Kawasaki e – provavelmente da Yamaha – esconde seus radares atrás de finos painéis de plástico preto na dianteira. Na Tracer 9 GT, a novidade foi flagrada bem acima da roda dianteira, e de modo geral não alterou o estilo de design da motocicleta.

Ducati-Multistrada-V4S-3-768x512

Radar pode ser notado pelo pequeno quadrado no bico da Multistrada V4 S

Mas apesar do radar ser flagrado na dianteira da touring, ainda não há indicação de um sistema também dedicado na traseira. Motos como a mais recente Ninja H2 SX e a Tiger 1200 de nova geração da Triumph já tem essa novidade.

No entanto, os radares traseiros utilizam sensores de menor alcance e que são mais facilmente ocultados. Com isso, o fato dele não ter sido visto no protótipo da GT não quer dizer que a Yamaha já não o tenha instalado…

Publicidade
tracer 900 à venda no brasil está defasada

Vele lembrar que no Brasil a Tracer 900 (foto) ainda não ganhou a atualização de design e motorização da Yamaha, a Tracer 9 estrangeira

Para que serve o radar na moto

Assim como em outras motos equipadas com radar, espera-se que o sistema permita que a Tracer 9 GT adote o controle de cruzeiro adaptativo – Adaptive Cruise Control (ACC). Desta forma, a moto com o radar pode manter uma distância constante e segura do veículo à frente, ainda que ele freie ou acelere. Além disso, a novidade deve facilitar a instalação de um sistema de alerta de colisão.

sistema de radar da bosch vai equipar também a tracer 900

Dispositivos da Bosch são até o momento a escolha da maioria das marcas

Uma vez que a Tracer foi flagrada sendo testada na Alemanha, podemos sugerir que o radar usado é o sensor alemão da Bosch. A empresa já equipa os modelos da Ducati, BMW, KTM e Kawasaki. Em resumo, no momento, apenas a Triumph utiliza um fornecedor diferente, um sensor fabricado pela Continental.

Publicidade

Veja também:

Triumph-Tiger-1200-2022-1-800x420

Modelos Triumph Tiger 1200 são uns dos únicos no mercado a não utilizarem o sistema da fabricante alemã

 

 

Radar acessível para todos!

No exterior, modelos como a BMW R 1250 RT tem o radar como item opcional. No Reino Unido, por exemplo, o kit com a novidade adiciona cerca de 500 libras ao preço (cerca de R$ 3.200 em conversão direta).

A Yamaha pode vir a adotar uma estratégia semelhante nos seus showrooms do exterior, em 2023. No entanto, frente aos preços das concorrentes com opções de radar, a Tracer 9 GT provavelmente será a motocicleta mais acessivel com a novidade na dianteira junto do ACC.

KTM 1290 SuperADV S também chegou trazendo a novidade do ACC recentemente ao país

Voltando ao Brasil, em um comparativo rápido, a Tracer 900 parte do preço público sugerido de R$ 65.490. Porém, ela está defasada em relaçaõ ao modelo do exterior, mais potente e melhor equipado. Enquanto isso, a Multistrada V4 S com radar chegou ao mercado custando R$ 144.990. Já a 1290 Adventure S com ACC estreia neste mês partindo dos R$ 164.900.

Por fim, no mercado nacional a Triumph oferece o radar de ponto cego nas Tiger 1200 GT Explorer (R$ 111.990) e Tiger 1200 Rally Explorer (R$ 118.990). Como se vê, a novidade ainda é coisa de modelos premium no mercado…

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]