A semana começa com uma boa notícia à crescente massa de usuários de scooters. Neste segunda, 18 de novembro, a Yamaha anunciou que trará o XMax ao Brasil. O modelo chegará por aqui no final do primeiro trimestre de 2020, época em que também será revelado seu preço.
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O anúncio aconteceu, claro, durante o Salão Duas Rodas e agora o scooter ocupa o espaço de maior destaque da montadora no stand. Na ocasião, a marca também divulgou outras novidades que chegarão ao mercado em breve, focando em conectividade e interatividade com os clientes – mais do que no lançamento de novos modelos, inclusive.
Yamaha XMax virá ao Brasil
O XMax é um modelo global, vendido em diversos países. O brasileiro, montado em Manaus, seguirá à risca a receita japonesa, diferenciando-se em alguns aspectos da versão vendida na Europa. A maior diferença está no motor, que aqui será de 250 cilindradas – e não de 300, como ocorre no Velho Mundo.
Falando nele, o propulsor é monocilíndrico, de 250 cm³ e dimensões compactas, com quatro válvulas, comando único e arrefecimento a líquido. Com esta receita, produz potência máxima de 22,8 cv a 7.000 rpm e o torque máximo de 2,5 Kgf.m a 5.500 rpm
Aparato tecnológico
Considerada pela marca como um ‘Sport Premium Scooter’, a novidade é equipada com uma série de recursos que lhe conferem comodidade e conforto. Na lista, há smart key (que também possibilita a abertura do tanque de combustível e do compartimento sob o assento, que comporta dois capacetes), tomada 12v, porta objetos junto à carenagem, para-brisa e guidão ajustáveis e, ainda, controle eletrônico de tração (cuja função é dosar a entrega de torque do motor para a roda traseira, evitando que ela destracione em situações de aceleração brusca ou quando o piso for escorregadio) – que pode ser desligado.
Outro destaque interessante é o painel digital. Completo, ele informa sobre nível de combustível, temperatura do motor, hodômetro total e parcial, consumo instantâneo e autonomia, nível de carga da bateria, velocidade média, temperatura ambiente, relógio, indicador de troca da correia do CVT, indicador de troca do óleo do motor, e tempo de viagem.
Os freios ABS trabalham com discos de 267 mm na dianteira e 245 atrás. Já a suspensão tem 110 mm de curso na frente e 92 mm na traseira, onde há cinco ajustes de pré-carga da mola. Os pneus possuem as medidas de 120/70 R15 na frente, e 140/70 R14 na roda traseira, ambos sem câmara.