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Lançada no Brasil em fevereiro de 1993, a XT 600 E chegou como moto importada e depois passou a ser montada na fábrica da Yamaha em Manaus-AM. Campeã de vendas na Europa, a então novidade sofreu certa resistência em seu lançamento por parte do público brasileiro, uma vez que o modelo foi a sucessora da XT 600 Ténéré nacional. A antiga trail era sucesso desde 1988, cerregando apelo do visual rally.

A XT 600E esteve à venda no Brasil de 1993 a 2005 e ficou famosa por sua força de ‘trator’

Yamaha XT 600 E: review

Quando apresentada, a XT 600 E tinha design contemporâneo, incluindo com rodas de aço cromado e novo desenho das carenagens, tanque e farol. Além disso, o modelo tinha partida elétrica – mesmo que no exterior uma versão XT 600 K (kick start) com partida a pedal tenha sido disponibilizada por breve período.

Modelo substituiu a clássica XT 600 Ténéré

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Entre principais as mudanças em relação a Ténéré, estava o tanque de óleo que antes estava localizado sob a tampa do lado esquerdo. Na XT 600 E o item foi movido para a frente, atrás do cabeçote de direção entre a estrutura e a ponte da viga.

A XT 600 E A também era mais leve que a antecessora, com 172 kg a seco. Ainda, tinha ligeira vantagem de desempenho em relação à Ténéré. Eram 45 cv a 6.500 rpm (contra os 42 cv a 6.500 rpm) no motor monocilíndrico refrigerado a ar. O torque era de 5,1 kgf.m a 5.500 rpm e a velocidade final de 166 km/h (reais), contra os 154 km/h da antiga aventureira. A transmissão era de cinco marchas.

Painel da XT deixava claro que estamos falando de uma ‘trail raiz’

Inalterada até 1996, a XT 600 E recebeu na segunda metade dos anos 90 algumas poucas mudanças. Entre elas, o tanque passou de 13,9 para 15 litros e o modelo ganhou novos defletores de ar e alteração do quadro, com redução da distância entre eixos em 5,0 mm. Assim a moto seguiu recebendo pequenas alterações, como a adoção de tecido antiderrapante no banco em 2001, até ser substuída. Em 2005 chegou a XT 660 R.

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Pequenas mudanças foram acrescentadas na XT 600 E ao longo do seu tempo no mercado

XT 600E: Pontos positivos

A XT 600 E se destaca pelo seu torque abundante e robustez, bem como pelo som característico do motor de 595 cm³. Apelidada de “trator” por alguns entusiastas, o modelo tem fama de resistente. O estilo da trail também pode ser considerado um ponto forte, de ‘trail raiz’.

Trail se destacava pela força do motor e versatilidade

As peças de alta qualidade são outro ponto positivo, destacando o produto que era top de linha da marca à época. As suspensões de longo curso ajudam a encarar terrenos acidentados e obstáculos, com garfo com mola helicoidal a óleo e 225 mm de curso na dianteira e 220 mm e amortecedor a gás atrás.

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XT 660 R substituiu a XT 600 E no mercado brasileiro em 2005

Pontos negativos

Apesar de roncar bonito, o monocilíndrico possui uma vibração considerável. Entretanto, algo comum neste tipo de construção de propulsor, ainda mais em um projeto que deriva de modelos da década de 80. Por ser carburada, a faixa de consumo da XT 600 E custuma variar de 15 a 18 km/litro, na cidade e estrada, respectivamente. Numa tocada esportiva os números diminuem.

Pronta para encarar qualquer pedreira, a XT cobrava o preço no consumo

Apesar da fama de resistente, uma moto antiga precisa de revisões e talvez até uma pequena restauração. Portanto, fique atento nos preços e disponibilidade das peças na sua região, que podem ser um ponto fraco das XTs e Teneres. Como de costume nos modelos trail, o conforto gerado pelo banco original estreio e só de um nível pode ser insatisfatório.

Yamaha XT 600 E vale a pena?

A Yamaha XT 600E ainda pode ser uma boa alternativa aos que buscam uma moto competente para o trânsito das cidades e seus obstáculos, com uma dose de emoção para estrada ou percursos fora delas. Seu preço médio, segundo a FIPE, varia de R$ 6.538 no modelo 1993 aos R$ 12.400 da 2005.

Para saber mais, ou ver a opinião de proprietários sobre a Yamaha XT 600 E acesse o Guia de Motos!

Ficha técnica Yamaha XT 600 E

Motor
Tipo 4 tempos, 1 cilindro
Cilindrada 595
Arrefecimento Ar
Combustível Gasolina
Potência Máxima: 45 cv a 6500 rpm
Torque Máximo: 5,1 kgf.m a 5.500 rpm
Alimentação: Carburador
Partida: Elétrica
Transmissão: 5 marchas
Suspensão e rodas
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, 225 mm de curso
Suspensão traseira: Monocross, a gás, 220 mm de curso
Chassi: Aço
Pneu Dianteiro: 90/90-21 54T
Pneu Traseiro: 120/90-17 64T
Dimensões e capacidades
Peso a seco: 172 kg
Comprimento: 2295 mm
Largura: 825 mm
Altura do Banco: 855 mm
Distância entre Eixos: 1440 mm
Capacidade do tanque: 15 litros
Preço (FIPE, dezembro de 2020)
1993: R$ 6.538
2005: R$ 12.400

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.moto>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza