Publicidade

Yamaha XTZ 125 2008

O modelo que ‚ considerado “O Melhor Neg¢cio 2007” do segmento, por revista especializada, chega a Rede de Concession rias Autorizadas

A Yamaha XTZ125 2008 em suas versäes K (partida a pedal) e E (partida el‚trica) chega a Rede de Concession rios nas cores; azul, preta e vermelha em contraste com os novos gr ficos.
O projeto j  aprovado pelos consumidores da XTZ125, contou para o seu desenvolvimento com a supervisÆo da engenheira de off-road da Casa Matriz, o mesmo departamento respons vel pelo desenvolvimento das Yamaha off-road YZ, WR e TTR.

Um exemplo do grau de comprometimento e empenho para o seu desenvolvimento ‚ o acr‚scimo do exclusivo sistema de suspensÆo traseira denominada Active Monocross – um amortecedor com mola e ¢leo pressurizado a g s, uma tecnologia que elimina os links da suspensÆo convencional, auxiliando na redu‡Æo de peso do conjunto.

Publicidade

O motor ‚ um quatro tempos monocil¡ndrico, OHC (Over Head Camshaft), leve e compacto, arrefecido a ar e de 124cc que desenvolve 12,5 cv a 7.500 rpm. Al‚m de vers til seu propulsor apresenta entre outras qualidades, excelentes retomadas. O carburador Mikuni VM 20SS ‚ dotado de um sistema “enriquecedor” que possibilita acelera‡äes mais suaves ap¢s desacelera‡äes mais bruscas. O conjunto “respira” por meio de um filtro de ar £mido alojado em uma caixa projetada de forma a impedir a aspira‡Æo de poeira principalmente em trilhas, al‚m de proporcionar um aproveitamento melhor da potˆncia. O Sistema de Indu‡Æo de Ar e o catalisador asseguram o respeito ao meio ambiente.

Os desenvolvimentos e solu‡äes t‚cnicas deste propulsor sÆo comprovados pelo eficiente sistema de contra pesos acoplados ao eixo do virabrequim, denominado de Balance Engine, que praticamente eliminam as vibra‡äes caracter¡sticas aos motores monocil¡ndricos ou pelo pr tico sistema centrifugo de filtragem de ¢leo, que nÆo requer a substitui‡Æo de elementos filtrantes. Tamb‚m alguns componentes internos do motor sÆo mais robustos em rela‡Æo ao modelo YBR 125 2008. O cƒmbio de cinco velocidades bem escalonado proporciona troca de marchas macias e precisas.

A suspensÆo dianteira ‚ do tipo telesc¢pica, enquanto a traseira, composta por bra‡o oscilante em a‡o de alta resistˆncia e exclusivo sistema Active Monocross. O curso de ambas
as suspensäes ‚ de 180 mm.
O freio dianteiro, em ambas as versäes (K e E), tem disco de 220 mm de diƒmetro com acionamento hidr ulico e pin‡a com dois pistäes flutuantes, a traseira ‚ equipada com um freio a tambor de 130 mm de diƒmetro. As rodas sÆo raiadas com 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, resistentes para enfrentar buracos, obst culos e depressäes.

A ergonomia tamb‚m foi estudada e aplicada em rela‡Æo ao posicionamento dos bra‡os e pernas, assim como um banco longo que avan‡a sobre o tanque de combust¡vel, possibilitando o vaiv‚m caracter¡stico do uso em trilhas. As pedaleiras dianteiras sÆo retrateis e as traseiras fixadas ao chassi para nÆo transmitir os impactos da irregularidade do solo a garupa.
Os comandos … mÆo, junto aos punhos, sÆo completos oferecendo entre outros, acionamento do pisca direcional com cancelamento semi-autom tico, botÆo lampejador do farol alto, botÆo corta-corrente e de partida el‚trica (na versÆo com partida el‚trica).

Publicidade

O painel de instrumentos tem um mostrador de forma oval com veloc¡metro e velocidade m xima indicada de 140 km/h e hod“metro total e parcial com fundo em azul, as trˆs luzes espias, neutro, pisca e indicador do farol alto tem bom tamanho e f cil visualiza‡Æo.
A Yamaha XTZ125 ‚ uma motocicleta confort vel e pr tica para o uso no lazer ou trabalho, que utiliza a melhor tecnologia e equipamentos dispon¡veis atendendo assim as necessidades dos motociclistas cada vez mais exigentes.

As caracter¡sticas do modelo que marcou uma nova fase no mercado das duas rodas em seu segmento estÆo presentes. Entre elas: o baixo centro de gravidade, f cil maneabilidade, robustez e economia sendo um modelo ideal para os iniciantes. O modelo XTZ125 ‚ fruto de uma engenharia que lan‡ou o segmento off-road no mundo, prova da reuniÆo das melhores caracter¡sticas entre os modelos do segmento on-off road no Brasil com um modelo que foi eleito “O Melhor Neg¢cio de 2007” pela revista Motociclismo Magazine, da Motorpress Brasil Editora.

Os modelos XTZ125 K e XTZ125 E, estÆo … venda em toda Rede de Concession rias Autorizadas Yamaha, nas cores vermelha, azul e preta, oferecendo a melhor rela‡Æo custo-beneficio entre as motocicletas de sua categoria, ao pre‡o p£blico sugerido, posto Manaus de R$ 6.867,00 (XTZ125 K) e R$ 7.661,00 (XTZ125 E).