Publicidade
Foto: Donizete Castilho/Divulgação

Foto: Donizete Castilho/Divulgação

Ainda não totalmente recuperado de uma lesão na coluna que o obrigou a ficar oito meses afastado das competições, o paulista José Hélio Rodrigues voltou neste domingo ao topo do pódio. Zé Hélio venceu o RN 1500, em Natal/RN, etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country, e conquistou o tricampeonato da competição com cerca de quatro minutos de vantagem para o segundo colocado, Juca Bala, e 15 minutos para o terceiro, Tiago Fantozzi, que este ano foi um dos destaques do Brasil no Rally Dakar, disputado mais uma vez na América do Sul.

“O RN esse ano se superou. Foi a melhor prova já feita pelo Kleber (Tinoco) e pelo Deco (Muniz)”, disse Zé Hélio, sobre os organizadores. “Foi uma prova tecnicamente perfeita. Todas as especiais aconteceram com tamanho previsto e na hora certa. Quatro especiais muito bacanas, muito boas, completas, com todos os tipos de piso, englobando tudo que é relativo ao rally cross-country, cansativas, mas excelentes”, completou.

Ao contrário do ano anterior, quando a chuva castigou o Rio Grande do Norte, prejudicando não apenas as especiais e os pilotos, mas, principalmente, as cidades do interior do estado, em 2010 o sol forte foi característica durante quase todos os 1.200km de prova. “Estamos realmente orgulhosos. O fim do RN 1500 foi um verdadeiro desabafo”, disse o diretor de prova Deco Muniz, apoiado pelo diretor geral Kleber Tinoco. “Foi definitivamente o sinal de amadurecimento da competição. Os imprevistos foram mínimos, e o “feedback” que tive por parte dos competidores me dão a certeza de que fizemos um grande evento esportivo, que leva mundo a fora de uma forma muito positiva os cenários potiguares”, completou.

Publicidade

O piloto tem objetivos bem definidos para 2010.
“Vim pra cá para começar a voltar a entrar no ritmo. Meu objetivo é conquistar novamente o Rally dos Sertões e disputar o Dakar de 2011”, finalizou Zé Hélio.

Entre os quadriciclos, o vencedor da 13ª edição do RN 1500 foi o cearense Tom Rosa, seguido por Haroldo de Sá e André Taidy.
A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country acontece em maio, em São Paulo. O Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country tem supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Confira o resultado do RN1500 2010:

MOTOS
1º – José Hélio (SP) – SUP – 6h35m50s0
2º – Juca Bala (SP) – SUP – 6h39m28s0
3º – Thiago Fantozzi (SP) – SUP – 6h51m40s0
4º – Vicenzo Sforza (RN) – PRO – 7h32m18s0
5º – Glauber Barreto (RN) – PRO – 7h40m13s0

Publicidade

QUADRIS
1º – Tom Rosa (CE) – QUA – 7h25m41s0
2º – Haroldo de Sá (RN) – QUA – 7h28m50s0
3º – André Taidy (SP) – QEX – 7h51m44s0
4º – Rodrigo Varela (SP) – QUA – 8h02m35s0
5º – Eduardo Queiroga (PB) – QEX – 9h00m56s0