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Os modelos da família GS da BMW tem sido ao longo dos anos os preferidos da marca em todo o mundo. A tradicional R 1200 GS segue desde sempre sendo a moto mais vendida no mundo na categoria bigtrail. Em 2007 a BMW decidiu pegar uma carona no seu próprio sucesso e introduzir na linha GS as motos da série “F”, menores e voltadas aos pilotos iniciantes no mundo das aventuras on e off-road.

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E deu certo. Essas motos reúnem características de conforto, desempenho e versatilidade que as colocam como as preferidas para quem quer uma moto para tudo. A família GS foi sendo aprimorada, mas sem perder suas características essenciais. Agora, tendo esse capital valioso no horizonte e para atender as normas de emissões EURO4 (Promot 4 fase 2), a BMW apresenta na Europa – e logo mais aqui no Brasil também -, a nova integrante da família que substituirá a atual G 650 GS, a F 700 GS.

Junto foi mostrada também a nova F 800 GS e sua versão Adventure, já que ambas compartilham o mesmo motor, apesar da diferença no nome e na potência e torque declarados para as duas motos. São 10 cv de potência e quase 1 kgf.m de torque a menos na F 700 GS, conseguidos pela calibragem no sistema de injeção. Em dinheiro essa diferença hoje no Brasil representa cerca de R$10.000,00. Mas como a nova moto substituirá a que custa menos (G 650 GS), fica a pergunta se a diferença de valor vai continuar nessa faixa.

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A receita para a nova F 700 GS segue o mesmo manual, com altura do assento mais baixo, motor menos potente e um conjunto ciclístico mais preparado para uso urbano e também para pequenas incursões na estrada ou fora dela. O foco verdadeiro está na versatilidade e facilidade de uso, numa moto que reúne grandes atributos aos que iniciam a aventura no mundo das bigtrail, só que numa moto média.

Entre as novidades das novas F 700 GS, F 800 GS e F 800 GS Adventure está no painel, que agora tem uma luz que avisa se há mal funcionamento do sistema de escapamento (Malfunction Indicator Light), uma exigência da norma Euro 4. Complementam as novidades no painel a indicação dos vários modos de condução “Rain”, “Road” (F 700 GS) e adicionalmente “Enduro” (F 800 GS) e “Enduro Pro”(opcional nas F 800 GS e Adventure). O modo “Enduro” é opcional na F 700 GS. As motos ganharam um novo desenho para o sistema de escapamento e para as F 800 GS há um escape opcional esportivo HP da Akrapovič.

Nova F 700 GS em três versões de cores

Nova F 700 GS em três versões de cores

Outra grande novidade está no motor de dois cilindros, arrefecidos a líquido e com 4 válvulas, que desenvolve 75 cv a 7000 rpm e 7,5 kgf.m a 5500 rpm que equipa a nova F700 GS. Alimentado pelo sistema de injeção eletrônica de combustível, este motor ganhou um regulador da abertura da borboleta que atua por meio de um motor elétrico em conjunto com um sensor localizado no punho do acelerador. Este sistema otimiza o consumo e permite maior precisão nas respostas do acelerador em combinação com o câmbio de seis velocidades, sobretudo em relação a um dos dois modos de condução selecionado pelo piloto – “Rain”, “Road”.

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F 800 GS em três versões de cores

F 800 GS em três versões de cores

No motor da nova F 800 GS segue tendo dois cilindros arrefecidos a líquido que gera 85 cv a 750 rpm e 8,4 kgf.m a 5750 rpm, possui um sistema de contrapesos nas bielas para ajudar na diminuição das vibrações. O sistema que regula a abertura da borboleta da injeção de combustível por meio de um motor elétrico e um sensor no punho do acelerador também está presente e proporciona melhor resposta aos comandos do acelerador, também levando em consideração uma dos quatro modos de condução escolhido pelo piloto – “Rain”, “Road”, “Enduro” (opcional na F 700 GS) e “Enduro Pro” (opcional na F 800 GS).

A diferença entre os modos de condução segue basicamente o mesmo funcionamento das motos maiores da marca. No modo “Rain” a admissão de combustível se dá de maneira mais suave e o ABS junto com o controle de tração ASC (Automatic Stability Control) atuam mais sensivelmente, adequados a terrenos de pouca aderência. No modo “Road” a admissão de combustível é normal e o ABS junto com o ASC atuam regularmente em terrenos de aderência normal.

Painel igual, mas que traz mais informações, como os modos de pilotagem Road e Rain na F 700 GS

Painel igual, mas que traz mais informações, como os modos de pilotagem Road e Rain na F 700 GS

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O modo “Enduro” é caracterizado pela admissão de combustível mais suave em função dos pneus normais da moto, o mesmo acontecendo com o ABS e o ASC, que podem ser ajustados de acordo com o gosto do piloto. Já o modo opcional (para a F 800 GS) “Enduro Pro”, permite admissão de combustível ideal e o ajuste pleno da sensibilidade do ABS e do ASC, ambos podendo ser desligados apenas numa roda ou nas duas, tendo inclusive o modo selecionável do tipo de pneus utilizado.

O painel de instrumentos das novas F 700 GS e F 800 GS segue o padrão anterior, com dois instrumentos arredondados e analógicos com o velocímetro e o conta giros, além de um mostrador digital de LDC multifuncional com o marcador de nível de combustível no tanque e vários indicadores. Há também as tradicionais luzes espia que indicam quase tudo, inclusive o mal funcionamento do sistema de escapamento, que na Europa é uma obrigação para atender a norma EURO4.

Um único motor, mesmo chassi, mesmo design em três motos bem semelhantes

Um único motor, mesmo chassi, mesmo design em três motos bem semelhantes

Chassi e freios das duas motos seguem o que já equipam a F 800 GS, com chassi tubular treliçado com o motor fazendo parte da estrutura e freios com duplo disco (300 mm) na dianteira e disco simples (265 mm) na traseira com ABS. Continua diferenciando as duas motos as rodas raiadas (21″ na dianteira e 17″ na traseira) e a suspensões de maior curso com garfo telescópico invertido na dianteira na F 800 GS e F 800 GS Adventure. Já a F 700 GS vem equipada com rodas de liga de alumínio (19″ na dianteira e 17″ na traseira) e garfo telescópico na dianteira. Ambas possuem balança de alumínio com um amortecedor central na traseira.

Ficha Técnica

BMW F 700 GS

BMW F 800 GS e Adventure

Motor 2 cilindros em linha, refrigerado a líquido, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro, DOHC 2 cilindros em linha, arrefecido a líquido, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro, DOHC
Capacidade cúbica 798 cc 798 cc
Diâmetro X Curso 82 x 75,6 mm 82 x 75,6 mm
Taxa de compressão 12,0 : 1 12,0 : 1
Sistema de partida Elétrica Elétrica
Bateria 12V – 12 Ah 12V – 12 Ah
Sistema de Ignição Eletrônica Eletrônica
Tipo de combustível Gasolina Gasolina
Capacidade do tanque de combustível 16 litros 16 litros (24 litros na Adventure)
Alimentação Injeção Eletrônica Injeção Eletrônica
Torque máximo 7,7 kgf.m a 5.500 rpm 8,3 kgf.m a 5.750 rpm
Potência máxima 75 cv a 7.000 rpm 85 cv a 7.500 rpm
Transmissão 6 velocidades 6 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo, com acionamento mecânico Multidisco em banho de óleo, com acionamento mecânico
Transmissão final Corrente Corrente
Tipo de chassi Tubos de aço treliçados;  motor faz parte da estrutura Tubos de aço treliçados;  motor faz parte da estrutura
Pneu dianteiro 110/80 R19 90/90 R21
Pneu traseiro 140/80 R17 150/70 R17
Freio dianteiro Duplo disco de 300 mm com pinça dupla, ABS e acionamento hidráulico Duplo disco de 300 mm com pinça dupla, ABS e acionamento hidráulico
Freio traseiro Disco simples de 265 mm com pinça simples, ABS e acionamento hidráulico Disco simples de 265 mm com pinça simples, ABS e acionamento hidráulico
Comprimento total 2.280 mm 2.300 mm (2.305 mm Adventure)
Altura total (com retrovisores) 880 mm 945 mm (925 mm Adventure)
Altura do assento 820 mm 880 mm (890 mm Adventure)
Trail 95,3 mm 117 mm
Rake 64 º 64 º
Peso total admitido 436 kg 444 kg (454 kg Adventure)
Peso em ordem de marcha 212 kg 217 kg (232 kg Adventure)
Distância entre eixos 1.557 mm 1.573 mm
Suspensão dianteira Garfo telescópico / 170 mm de curso Garfo telescópico invertido / 230 mm de curso
Suspensão traseira Balança monoamortecida / 170 mm de curso Balança monoamortecida / 215 mm de curso
Consumo (dados de fábrica) 4,3 litros / 100 km 4,3 litros / 100 km
Aceleração 0 – 100 km/h (dados de fábrica) 4,1 s 4,3 s
Velocidade máxima (dados de fábrica) 192 km/h acima de 200 km/h

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Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.