A Kawasaki inicia as operações de varejo da sua nova representante no segmento das esportivas médias. A Ninja 400 está chegando às lojas europeias e já está confirmada ao mercado americano (o que inclui o Brasil) durante o transcorrer de 2018. O modelo, apresentado ao mundo no ano passado como sucessor da bem-sucedida Ninja 300, foi destaque em diversos salões mundo afora, incluindo o Salão Duas Rodas, onde dividiu as atenções com outras novidades, como a ‘setentista’ Z900RS.
Mais do que um mero aumento de cilindrada, a Kawasaki Ninja 400 promete uma nova experiência ao guidão. Seu motor de 399 cm³ rende 45 cv a 10.000 rpm e – interessantes – 3,8 kgf.m a 8.000 rpm (para fins de comparação, a Ninja 300 produz 39 cv a 11.000 rpm, 2,8 kgf.m a 10.000 rpm). Segundo a Kawasaki, “a Ninja 400 tem muito mais para oferecer do que a sua elevada performance. Além do visual de alta qualidade, e do forte desempenho do seu motor, a sua condução desportiva e relaxada torna esta nova Ninja muito divertida e fácil de conduzir”.
A japonesa também desenvolveu um novo conjunto de suspensões e chassi para o modelo e adotou elementos visuais mais próximos aos das superesportivas da marca, as Ninja ZX-10R e H2, garantindo maior apelo estético, condizente com a atual identidade visual Kawasaki. Assim, há nova carenagem, faróis, painel (o mesmo da – também nova – Ninja 650), rodas, rabeta. O resultado de todas estas mudanças, além da estética, está na balança: a Ninja 400 pesa 168 kg em ordem de marcha – 4 kg a menos que a antecessora Ninja 300. No assunto tecnologia, a Ninja 400 se destaca pela adoção de embreagem assistida deslizante, indicador de modo de condução econômica, ABS e o sistema Ergo-FIT, que busca adaptar a estatura do motociclista à motocicleta.
Ninja 400 confirmada para o Brasil
A confirmação oficial de que o modelo viria para o Brasil se deu ainda no ano passado, durante o Salão Duas Rodas, quando a Kawasaki garantiu as vendas da Ninja 400 aqui para o segundo semestre de 2018. Com a certeza de sua presença no País para daqui alguns meses, a maior dúvida restante é o valor que estará nas etiquetas das concessionárias tupiniquins, uma vez que a motocicleta precisa se manter competitiva num segmento onde o consumidor exige muito, mas não está disposto a fazer, digamos, grandes investimentos monetários (afinal, sempre surge o argumento de que com o valor de uma 300/400 cc nova se compra uma 600 cc – talvez até de quatro cilindros – usada).
Em Portugal, por exemplo, onde as vendas do modelo iniciaram nesta semana, o preço público sugerido pela Ninja 400 é de 6.390 e 6.540 euros, respectivamente, para as versões standard (que já inclui ABS) e KRT (com cores inspiradas nas motos da Kawasaki Racing Team, equipe oficial da marca no Mundial SuperBike). Em conversão direta, lá a nova Ninja custa aproximadamente R$ 26 mil. Para se ter uma comparação de mercado, em terras lusas a Yamaha YZF R3, principal concorrente, tem preço sugerido na casa dos € 6.000. A arma da Yamaha no segmento, com seu propulsor bicilíndrico de 321 cm³, gera 42 cv a 10,750 rpm e 3,02 kgf.m a 9.000 rpm, pesando 170 kg (na versão ABS, na standard são 167).
Ficha técnica Ninja 400
MOTOR |
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Tipo | DOHC, 8 válvulas, bicílindrico paralelo, arrefeicimento a líquido |
Cilindrada | 399 cc |
Diâmetro x curso | 70 x 51.8 mm |
Taxa de compressão | 11.5:1 |
Potência máxima | 45 cv a 10.000 rpm |
Torque máximo | 3.9 kgf.m a 8.000 rpm |
Sistema de alimentação | Injeção eletrônica de combustível: Ø 32 mm x 2 |
Sistema de lubrificação | Forçada, cárter húmido |
Transmissão | Seis velocidades |
Embreagem | Multidisco, húmida |
Sistema de partida | Elétrica |
Combustível | Gasolina |
CHASSI, FREIOS E SUSPENSÃO |
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Tipo | Treliça, aço de alta resistência |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico de 41 mm, com curso de 120 mm |
Suspensão traseira | Braço oscilante Uni-Trak, mono-amortecido a gás com ajuste de pré-carga, com curso de 130 mm |
Freio dianteiro | Disco em forma de pétala de 310mm. Pinça de duplo pistão, com actuação simultânea |
Freio traseiro | Disco de 220mm em forma de pétala. Pinça de 2 êmbolo |
Pneu dianteiro | 110/70R17 M/C 54H |
Pneu traseiro | 150/60R17 M/C 66H |
DIMENSÕES |
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Comp x Larg x Alt | 1,990 x 710 x 1,120 mm |
Distância entre eixos | 1,370 mm |
Distância mínima do solo | 140 mm |
Altura do assento | 785 mm |
Capacidade do tanque | 14 litros |
Peso em ordem de marcha | 168 kg |