A partir de hoje, dia 10 de maio de 2016, você já pode encomendar um novo brinquedo para sua garagem, revivendo o estilo clássico e café racer dos anos 1960. A Triumph iniciou nesta terça-feira a pré-venda de novos modelos da linha Bonneville no Brasil, anunciando a chegada das motos Triumph Bonneville T120, Triumph Bonneville T120 Black e Triumph Thruxton R. O preço sugerido pela marca para as duas primeiras é de R$ 42.500,00, e elas desembarcam por aqui em julho. Para levar a lendária café racer Thruxton R para casa é preciso desembolsar um pouco mais, R$ 55.000,00, e esperar até setembro, quando o modelo chegará às concessionárias brasileiras.
Segundo a marca britânica, para fazer renascer a lendária linha Bonneville foram necessários quatro anos de trabalho, que demandou design, engenharia e produção em escala sem precedentes. O resultado, porém, certamente fez todo o esforço valer a pena, pois os modelos icônicos estão de volta, e agora também no Brasil. No final do ano passado, quando a Triumph divulgou as novidades da linha Bonneville em nível global, Motonline noticiou o marco. Em abril deste ano, a marca passou a oferecer ao nosso mercado a nova Street Twin, hoje vendida por R$ 36.500,00, modelo que também foi notícia por aqui.
Triumph Bonneville T120 e T120 Black
Os modelos chegam prometendo saciar o desejo por motos com autenticidade, personalidade e performance. Elas possuem um novo motor duplo paralelo, de 1200cc, com 8 válvulas, arrefecimento a líquido, construído para o estilo clássico modernizado de pilotar, com uma entrega de força rápida. O torque máximo é de 10,7 kgf.m (105Nm), entregues já em 3100 rotações. A gestão de combustível conta com o Ride-by-wire Triumph, um sistema eletrônico que melhora o controle, qualidade de resposta e segurança.
O design do motor foi trabalho de modo que seus traços lembrem imediatamente os modelos dos anos 1960. Na T120, a cobertura do propulsor ganhou alumínio escovado, com detalhe em bronze; enquanto na T120 Black a cobertura do motor é preta com detalhe em alumínio usinado. Complementando o estilo clássico, os dois escapamentos seguem uma linha reta paralela à moto desde sua saída do motor, contando com uma dupla camada que cobre o tubo através da caixa coletora e o conduz para fora novamente, o que destaca o som de uma British Twin.
Destacando o equilíbrio entre o clássico e o contemporâneo, os projetos contam com freios ABS, controle de tração, embreagem deslizante assistida, luz traseira com LED, manoplas com aquecimento, entrada USB (para carragar dispositivos eletrônicos do motociclista) e
imobilizador do motor. Há também dois modos de pilotagem, “Road” e “Rain”, proporcionando muito mais controle e segurança ao piloto. As cores disponíveis são Cinder Red, Cranberry Red/Aluminium Silver e Jet Black/Pure White na T120, e Jet Black e Matt Graphite na T120 Black.
Além de comprar a moto, é possível customizá-la antes mesmo de levar para a casa. A Triumph disponibiliza mais de 160 acessórios aos modelos, que vão incluir silenciadores cromados, assentos em couro pespontado e aplicação metálica no tanque. Neste aspecto, também há o Inspiration Kit, que oferece diversos acessórios aos modelos.
Triumph Thruxton R
Nas décadas de 1960 e 70 seu nome era sinônimo do sucesso da Triumph em competições, especialmente no Tourist Trophy da Ilha de Man, e agora ele está vivo novamente. A irmã mais invocada da família é uma autêntica café racer, e com uma configuração poderosa ela busca fazer jus à sua fama. Para isso, é equipada com pinças do monobloco Brembo, grandes garfos de pistão Showa, suspensão traseira Öhlins, pneus Pirelli Diablo Rosso Corsa, suspensão ajustável e roda dianteira de 17 polegadas.
Apesar de possuir a mesma capacidade cúbica das T120 e T120 Black, 1200cc, o motor da Thruxton R é exclusivo dela. É mais potente, com torque de 11.4 kgm.f (112 Nm) desenvolvidos nos 4950 giros. Trata-se de um propulsor Bonneville duplo paralelo de oito válvulas, com câmbio de seis velocidades, virabrequim mais leve, e câmara de ar exclusiva. O arrefecimento é a líquido e a moto também conta com o sistema Ride-by-wire. Para ecoar o som da máquina, há um par de escapamentos duplos, tipo megafone reverso, gritando alto para combinar com a presença poderosa da Thruxton e seu estilo agressivo.
O modelo também se destaca pela riqueza de detalhes estéticos, como garfo superior polido, friso do tanque em alumínio e braço oscilante em alumínio anodizado claro, porém, quem quiser mais exclusividade poderá optar entre os mais de 160 acessórios disponibilizados pela marca.
A lista vai desde carenagem do cockpit esculpida e escapamentos Vance & Hines, até conjuntos removíveis do para-lama traseiro e guidão baixo clip‑on. Além disso, também foram criados kits especiais para servir como ponto de partida para os clientes criarem sua própria customização, os “Inspiration Kit” “café” e “Track Racer”, influenciado pelos antigos modelos de competição.
A Thruxton também possui freios ABS, controle de tração, embreagem deslizante assistida, lanterna em LED, faróis em LED, entrada USB, imobilizador do motor e três modos de pilotagem, incluindo um esportivo, que uma resposta mais imediata do acelerador, além dos dois presentes na T120. O modelo está disponível em duas cores: Diablo Red e Silver Ice.