Em novembro de 2015 às vésperas do Salão de Milão, a MT-10 foi apresentada como a maior representante da série MT (Master of Torque). A Yamaha MT-10 veio completar a nova família naked da marca de Iwata e promete seguir o caminho de sucesso de suas irmãs MT-09, MT-07 e MT-03. Em comum, todas compartilham a força “criativa” vinda do Lado Negro do Japão.
Considerada a versão naked da superesportiva R1, esta naked está equipada com um motor de 998 cc de 4 cilindros, comando duplo no cabeçote (DOHC) que desenvolve 160 cv de potência máxima, a MT-10 chega aos concessionários europeus da Yamaha simultaneamente ao início da temporada de motovelocidade deste ano (MotoGP e Superbike) ao preço de € 13.295,00 (13.295 Euros), algo em torno de R$ 58.000,00.
Aceleração empolgante
Segundo a fabricante, a Yamaha MT-10 é uma naked de alta performance que faz juz à sigla que lhe dá nome (Master of Torque) e desenvolve 11,3 kgf.m a 9.000 rpm, o que permite uma experiência de aceleração das mais empolgantes aos felizes e abastados motociclistas que puderem comprá-la. Esta característica deixa claro que esta não é uma moto para pilotos pouco experientes. Sua curta distância entre eixos de 1.400 mm e o peso de 210 kg são fatores que reforçam a agilidade da moto para trechos sinuosos e uma relativa facilidade para utilização em ambiente urbano.
Com ela a Yamaha entra definitivamente na briga pela pequena, mas rentável fatia das grandes naked. Sua principal rival é a BMW S 1000 R e para muitos ela pode ser considerada uma versão amansada da R1. Na realidade são quase 40 cv a menos. A MT-10 oferece três modos de pilotagem e várias outras opções de setup para todos os gostos e estilos, tudo combinado com o controle de tração e o ABS. Ela tem piloto automático (cruise control), as suspensões são Kayaba com garfos invertidos de 43 mm na dianteira (120 mm de curso) e monoamortecida com link tipo Monocross na traseira. Na frente são dois discos (320 mm) e disco simples na traseira (220 mm) com o ABS.
Ame ou odeie
O design segue o padrão da família MT, com muitos recortes e linhas bem características pela agressividade, tudo com muito LED e aquele ar vanguardista tipo “ame ou odeie, mas olhe para mim”. Para acentuar o potencial da nova moto, a Yamaha prepara uma gama de acessórios para personalizar a MT-10. Aos que pretendem realçar o espírito esportivo da moto, ponteira Akrapovic, sistema quick shift e itens de eletrônica inspirados nas pistas estarão disponíveis como opcionais. Já aos que buscam o prazer das viagens mais longas, o pára-brisa, as malas laterais flexíveis e um banco “confort” são itens que estão na pauta.Enquanto ela não chega por aqui, curta a galeria de belíssimas fotos da Yamaha MT-10.
FICHA TÉCNICA YAMAHA MT-10 |
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Motor – Tipo | 4 tempos, 4 cilindros em linha, 4 válvulas, DOHC |
Cilindrada (cc) | 998 cc |
Quantidade de cilindros | 4 cilindros |
Diâmetro X curso (mm) | 79.0 mm x 50.9 mm |
Taxa de compressão | 12.0 : 1 |
Sistema de partida | Elétrica |
Sistema de lubrificação | Cárter úmido |
Capacidade de óleo do motor (L) | 4,9 litros |
Tipo de combustível | Gasolina |
Capacidade do tanque de combustível (L) | 17 litros |
Alimentação | Injeção eletrônica |
Torque máximo (kgf.m/rpm) | 11.3 kgf.m a 9000 rpm |
Potência máxima (cv/rpm) | 160.4 cv a 11500 rpm |
Sistema de ignição | TCI |
Consumo | 8,0 litros / 100 km = 12,5 km / litro |
Transmissão primária | Engrenagens |
Transmissão secundária | Corrente |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Câmbio | 6 velocidades |
Tipo de chassi | Deltabox |
Pneu dianteiro | 120/70 ZR17 M/C (58W) |
Pneu traseiro | 190/55 ZR17 M/C (75W) |
Freio dianteiro | Duplo disco c/ 320 mm de diâmetro |
Freio traseiro | Disco simples c/ 220 mm de diâmetro |
Comprimento total (mm) | 2095 mm |
Largura total (mm) | 800 mm |
Altura total (mm) | 1110 mm |
Altura do assento (mm) | 825 mm |
Altura mínima do solo (mm) | 130 mm |
Peso líquido (fluidos e tanque cheio) (kg) | 210 kg |
Distância entre eixos (mm) | 1400 mm |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico c/ tubos de 43 mm de diâmetro |
Suspensão traseira | Braço oscilante monoamortecido c/ links |