A série de scooters Burgman, conhecida no Japão como Skywave, é produzida pela Suzuki com motores de 125 a 638 cm³. Extinta no Brasil, a família deixou saudades por aqui, especialmente o seu modelo de entrada, o Burgman 125, produzido em duas versões, de 2006 a 2019. No entanto, no exterior o modelo segue em linha.
Suzuki Burgman 125: preço, ficha técnica, consumo, fotos e vídeo
O Burgman 125 foi lançado no Brasil como AN 125 Burgman, ainda em sua versão carburada, em 2006. Em 2010 a Suzuki encerrou a montagem da primeira geração do “Burgmanzinho”, que foi seguida pela chegada da segunda geração, em 2011 – já como modelo 2012.
Era a chegada do Burgman i 125, agora com injeção eletrônica e atendendo às novas normas de emissões do Brasil. Porém, a demora para lançar a atualização lhe custou a liderança do mercado, tomada pelo Honda Lead.
O principal destaque do novo Suzuki era a adoção da injeção eletrônica, que garantiu uma aceleração ‘sem buracos’ e mais economia. Entretanto, o novo conjunto cobrava seu preço na potência, pois retirava significativos 3 cv do pequeno scooter. Desta forma, o Burgman i desenvolvia apenas 9 cv e 0,95 kgf.m de torque, contra 12,3 cv e torque de 1,1 kgf.m do antecessor.
A nova geração do scooter também tinha outras novidades. No visual, recebeu faróis e setas dianteiras reposicionados e perdeu o para-lamas dianteiro, que costumava vibrar muito em movimento. Também ganhou novo assento e chamativos espelhos retrovisores que, com hastes largas, acompanhavam as cores da carroceria.
Suzuki Burgman 125 consumo
Um dos pontos negativos do modelo pode ser seu nível de consumo. Não que a sua média de 31,6 km/litro (registrada em nosso teste de 2011) seja um vexame, mas fica bem abaixo do esperado para a categoria. A Elite 125, por exemplo, roda cerca de 50 km/litro em perímetro urbano, média bem próxima ao da Yamaha Neo 125.
Os outros pontos de ressalva é seu o desempenho, às vezes insuficiente para rodar com garupa, especialmente em rodovias! Vale lembrar que scooters não são indicados para esse tipo de uso. Com cerca de 10 cv de potência, rodar com o Burgman 125 na casa dos 100 km/h (no painel) não é missão fácil, quase impossivel…
Mas com certeza o Burgman 125 também tem seus atrativos, que começam pela sua praticidade e o baixo custo, especialmente de aquisição! Equipado com compartimento sob o assento e porta luvas, garante boa capacidade para levar itens do dia a dia, agradando ao uso em cidades.
Suzuki Burgman 125 usada
O pequeno scooter da Suzuki seguiu nas vitrines até 2019, praticamente sem alterações, quando foi aposentado sem deixar substituto. Mais ou menos, na verdade…Acontece que em 2017 o grupo JTZ, que representa a Suzuki no Brasil, passou a comercializar motos das marcas Kymco e HaoJue.
Estas novas marcas são focadas, respectivamente, em scooters médios e motocicletas de baixo custo. Desta forma, a Suzuki se reposicionou no mercado e passou o mercado das scooter de entrada ao HaoJue Lindy 125 que, na prática, acabou substituindo o Burgman.
No entanto, o Burgman manteve seu nome forte no mercado de usadas até os dias de hoje, pois atende bem a sua proposta. É um veículo prático, de fácil manutenção e que garante deslocamentos rápidos no trânsito da cidade. Então, se esta é a necessidade, um Burgman pode responder muito bem.
Claro, uma vez que o modelo já saiu de linha a alguns anos é preciso ficar atento ao estado de conservação e cuidados com a manutenção antes de efetuar uma compra. Por fim, é comum também ver proprietários fazendo críticas ao pós-venda da Suzuki, o que acaba gerando alguma dificuldades ou espera para encontrar peças de reposição. Para conferir as opiniões dos donos, confira mais detalhes abaixo do nosso Guia de Motos.