Yamaha Crypton

Yamaha Crypton
Recomendação:
Satisfação Geral:
Dirigibilidade:
Visual:
Consumo:
Conforto:
Custo X Benefício:
Performance:
Leia as Avaliações Deixe sua Avaliações
Sobre a Yamaha Crypton
A Crypton é a companheira ideal para você que está entrando no mundo das duas rodas, mas não quer abrir mão da qualidade e confiabilidade. É acessível acima de tudo: fácil de pagar, econômica e tem baixo custo de manutenção. Com traços modernos, ela possui detalhes que garantem ainda mais facilidade para o usuário: porta-objetos sob o banco, painel de instrumentos completo, comandos no punho e cavalete central. A Crypton é robusta e oferece o equilíbrio perfeito para rodar nos grandes centros urbanos ou cidades do interior. Possui rodas grandes aro 17”, câmbio semiautomático de 4 velocidades, motor 4 tempos de 115cc e chassi underbone.

Ficha Técnica

Cilindrada: 114,00
Tipo de Motor: 4 tempos
Arrefecimento: Ar
Combustível: Gasolina
Potência Máxima: 8.20 a 7500 rpm
Torque Máximo: 0.88 a 5500 rpm
Transmissão: 4 marchas
Injeção: Carburada
Suspensão dianteira: Convencional
Partida: Elétrica
Ajuste da suspensão dianteira: Sem ajuste
Chassi: Aço
Suspensão traseira: MonoShock
Peso (seco): 94,90kg
Peso em movimento: 0,00kg (MVOM)
Comprimento: 1930
Largura: 660mm
Altura: 1055mm
Altura do Banco: 755mm
Distância entre Eixos: 1235
Pneu Dianteiro: 70/90-17 M/C 33L
Pneu Traseiro: 80/90-17 M/C 49L
Capacidade do tanque: 4,2 litros
Ajuste da suspensão traseira: Pré-carga
Balança: Convencional

Outras Versões

Crypton 115 ED:   2017 / 2016 / 2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010
Crypton 115 ED Penelope:   2014
Crypton 115 K:   2016 / 2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010
Crypton Racing Blue K:   2013
Crypton T105E:   2004 / 2003 / 2002 / 2001
mais opções

Todas as Avaliações da Yamaha Crypton

Recomendo
Classificação
Prós:
Economia
Dirigibilidade
CustoxBenefício
Contras:
Com garupa nas curvas raspa fácil no asfalto
Falta potência nas vias expressas com garupa
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano
Quilometragem:
7700
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 31/05/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
16 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Custo de manutençao baixo, levando em consideração o tempo de vida util das peças originais genuínas da Yamaha. As peças são duradouras e de qualidade. Mesmo sendo muito caras na concessionária, vale a pena pois duram muito tempo.
Econômica. na rodovia eu percorri 100 km rodados e consumi míseros 2 litros de gasolina. Perfeiito !!!!
Prós:
Super fácil de pilotar
Suspensões macias
Excelente consumo em altas rotações
Posição de pilotagem
Design agressivo e estilizado.
Autonomia satisfatória que gira em torno dos 150 kilometros rodados com um tanque cheio
Contras:
Banco duro.
tanque pequeno, poderia ser de 5 litros.
Dificuldades de achar peças paralelas e/ou similares.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Utilitário (Trabalho)
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
42000
Manutenção:
Difícil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 19/04/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
176 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Fiz um breve teste-drive No estande da Yamaha em Interlagos. Me surpreendi pela facilidade de condução, ela muda de direção sem esforço. É uma boa opção pra quem quer sair do transporte público. O sistema semi-automático sem embreagem é cômodo no anda-e-para, mas limita o desempenho, ainda mais considerando que o câmbio tem apenas quatro marchas. Outro problema que tive foi com a suspensão, muito firme pelo baixo peso.

E pra mim moto que não oferece freio a disco de série não pode ser perfeita. Mas esse é o Brasil, País onde o cara prefere comprar partida elétrica no lugar de itens de segurança.
Prós:
Praticidade
Dirigibilidade
Baixo peso
Contras:
Câmbio de apenas quatro marchas
Desempenho (mas não dá pra exigir muito de uma moto nessa proposta)
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Dei umas voltas
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Pista
Quilometragem:
0
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 14/06/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
12 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Econômica, extremamente resistente, durável. Motinho muito macha. Rodei 93.500 km sendo 70% com garupa e mochilas no pior ambiente para motos - Região Metropolitana de São Paulo - e ela não deu um pio de reclamação. Só troquei itens de desgaste e tornera de gasolina.
Contras:
Tanque muito pequeno. Escapamento muito grande.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Utilitário (Trabalho)
Terreno Testado:
Urbano
Quilometragem:
93500
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 22/04/2020
SIM
Esta análise foi útil para você?
28 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Essa moto me surpreendeu e atendeu muito bem minhas necessidades. Estou super satisfeito!

O espaço sob o banco é pequeno, as vezes faz falta, mas os pneus maiores atrás fazem diferença. Já andei 3,5 km(a 30 km/h) com o pneu traseiro furado e a moto sequer saiu de traseira, coisa que é impossível de fazer com a Biz, por causa das rodas 14' atrás. Em estradas de terra solta isso também faz diferença. Um bauleto resolveu a falta de espaço sob o banco!

O amplo torque em baixa rotação proporciona uma pilotagem fácil em cidades com trânsito travado, pois você se esfoça pouco nas arrancadas e isso facilita o consumo. A potência dela é boa, até agora nenhuma Biz, seja 100cc, 125cc carburada ou 125cc injetada, conseguiu me passar na velocidade final, mesmo que não seja a proposta delas. Na BR acompanho fácil qualquer moto 125cc. Arrancada e retomadas são todas equivalentes, tendo variações de moto pra moto, pois trata-se de motores muito pequenos. O desempenho geral, tratando-se de um motor de 115cc, é satisfatório e não decepcionada, algo que me deixa muito satisfeito.

O consumo pode variar bastante, principalmente numa cidade igual a minha(Joinville/SC) que tem muito sinaleiro e o trânsito é muito travado por nunca ter havido planejamento viário, onde já fiz 47,01 km/litro e também já fiz 29 km/litro. Na cidade, ao meu estilo de pilotagem(arrancadas mais fortes), o consumo varia entre 39 e 44 km/litro e na estrada, andando com o cabo 100% enrolado(velocidade variando entre 110km/h e 120km/h) fez 40 km/litro cravados e em velocidade variando entre 80 e 90 km/h fez média de 43,5 km/litro. Só não dei nota 10 porque as Factor fazem média de 45 km/litro, ligeiramente mais econômica que a Crypton.

O conforto também é questionável, pois o banco é duro tanto pro piloto quanto pro garupa. Acredito que a Yamaha deveria injetar um pouco mais de espuma para ganhar nota 10, pois as suspensões são macias e tem uma ótima relação estabilidade x conforto.

A dirigibilidade é muito boa, fácil e de ótima posição de pilotagem. O espaço entre motor e pedaleiras são bons, melhor que da Biz que é bem "apertado". A estabilidade em curvas é ótima, consigo facilmente deitar a moto até encostar as pedaleiras no chão. É impresisonante!

O visual dela é bem agressivo e moderno, com linhas bem marcantes. A minha ainda tem setas laranjas, mas a versão 2012 possui setas transparentes que gera uma diferença enorme, ficaram muito mais moderna e linda. Só falta a Yamaha pintar a proteção de escape de preto, coisa que já fiz na minha e o resultado é bem positivo!

O custo x benefício merece nota 10 pois ela atende muito bem todos os requisitos necessários neste tipo de motocicleta. Tem indicador de última marcha(deveria ter um indicador para todas as marchas), tem um protetor antiqueimadura no motor, tem um protetor de bengalas, coisa muito útil que gera vida longa ao sistema, relação peso x potência é muito bom, tem marcador de combustível, tem a opção de usar apenas o farolete(famoso farol pinguinho) para não consumir bateria e tem um conjunto de ferramentas básicas sob o banco.

Recomendo para quem quer usar na cidade, pois melhor que ela só scooter, pois são 100% automáticas.
Prós:
- Super fácil de pilotar;
- Levíssima;
- Suspensões macias;
- Amplo torque em baixa rotação;
- Excelente consumo em altas rotações;
- Câmbio com engates precisos e macio;
- Design moderno e agressivo, só falta a proteção do escape ser preta;
- Posição de pilotagem;
- Estabilidade proporcionada pelas rodas grandes e pelo acerto das suspensões.
Contras:
- Banco duro;
- Falta indicador de marcha, parece besteira, mas é útil neste tipo de moto;
- Barulho do motor, ele é ruidozo e as vezes incomoda;
- Dianteria leve demais para andar em alta velocidade na BR(não é a proposta dela, mas as vezes preciso pegar BR e a frente balança muito quando acima de 100 km/h);
- Espaço sob o banco é pequeno, coloquei um bauleto que resolveu o problema. Deixa de ser um ponto negativo quando se leva em consideração o tamanho da roda traseira, pois realmente faz a diferença numa estrada de terra bem solta e quando fura o pneu traseiro. Sem falar que absorve muito bem as imperfeições dos paralelepípedos e do asfalto remendado.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Utilitário (Trabalho)
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
7800
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 27/05/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
44 pessoas gostaram
mais opções

Outras motos Yamaha à venda

De R$ 7.000,00 a R$ 7.000,00 entre 4 ofertas
Yamaha Crypton
R$ 7.000,00
Yamaha Crypton
Yamaha Crypton
R$ 5.500,00
Yamaha Crypton
Yamaha Crypton
R$ 5.800,00
Yamaha Crypton
Yamaha Crypton
R$ 5.000,00
Yamaha Crypton

Guias de motos Yamaha

foto moto yamaha/tt-r-125 Yamaha TT-R 125
Yamaha TT-R 125
foto moto yamaha/tt-r-125 Yamaha TT-R 125
Yamaha TT-R 125
foto moto yamaha/jog-teen-50 Yamaha Jog Teen 50
Yamaha Jog Teen 50
foto moto yamaha/fz-6-600 Yamaha FZ 6 600
Yamaha FZ 6 600
foto moto yamaha/dt-180-z Yamaha DT 180 Z
Yamaha DT 180 Z

Notícias sobre motos da Yamaha

capa noticia Yamaha Crypton 115: review no Guia de Motos [vídeo]
Yamaha Crypton 115: review no Guia de Motos [vídeo]
Yamaha Crypton 115: review no Guia de Motos [vídeo]
capa noticia Yamaha Crypton T115 x Honda Biz 125
Yamaha Crypton T115 x Honda Biz 125
Yamaha Crypton T115 x Honda Biz 125
capa noticia Yamaha Crypton ganha versão exclusiva para garotas
Yamaha Crypton ganha versão exclusiva para garotas
Yamaha Crypton ganha versão exclusiva para garotas
capa noticia Nova XT 250? Yamaha Lander pode ganhar 'irmã' no exterior
Nova XT 250? Yamaha Lander pode ganhar 'irmã' no exterior
Nova XT 250? Yamaha Lander pode ganhar 'irmã' no exterior