A MT 07 foi a segunda moto da família MT (Master of Torque) da Yamaha a chegar ao Brasil. O modelo estreou por aqui em 2015, na sequência da primeira, a MT 09, que chegou em 2014. Rapidamente, o modelo se tornou um sucesso dentro da marca.
Yamaha MT 07: ficha técnica, consumo, fotos
A Yamaha MT 07 chegou se destacando primeiramente pelo seu design moderno e agressivo, mas também pela performance. A MT-07 exibe, desde sua primeira geração, ainda presente por aqui, a força e a harmonia com seus dois cilindros. Um motor compacto e potente, mas de alto desempenho.
Seu motor de 689 cc tem duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC) e quatro válvulas por cilindro e virabrequim Crossplane. O suficiente para entregar 74,8 cv a 9.000 rpm e seu torque máximo é 6,9 kgf.m a 6.500 rpm - junto do câmbio de 6 velocidades.
O conjunto tem ainda na suspensão dianteira garfo do tipo convencional, sem regulagem, com 130 mm de curso. Na traseira está o sistema Monocross com link, que melhora a progressividade e oferece os mesmos 130 mm de curso.
O tanque é de 14 litros, feito de chapa de aço, mas com uma cobertura de plástico para efeitos de estética. No que se refere ao consumo, a moto faz médias de 21 km/litro. Já a velocidade estimada pela Yamaha para a MT é de 230 Km.
Já o painel tinha display em LCD, iluminado por LEDs e totalmente digital. Enquanto a iluminação era toda em lâmpadas halógenas. O peso total em ordem de marcha ficava em 179 kg na versão standard e 182 kg na versão com ABS.
Falando nisso, o sistema de freios da MT 07 - tanto na versão STD quando a ABS - conta com dois discos flutuantes de 282 mm e 4 pistões hidráulicos em cada pinça na roda dianteira e um disco de 245 mm na traseira com pinça de um pistão.
Em 2018, a MT 07 ganhou um farol maior e mais largo, além de tanque de combustível redesenhado. Já a partir de 2019 a moto chegava apenas na versão ABS. Lembrando que em seu lançamento no mercado, em 2015, veio para rivalizar com as concorrentes Honda CB 500F, além das Kawasaki ER6-n, BMW F 800R e Triumph Street Triple.
Nova geração não chegou no Brasil
Em 2021 a MT 07 ganhou uma nova geração na Europa, que ainda não ganhou previsão de chegar ao Brasil. Por lá, o modelo já tem novos faróis e luzes em LED, novo display LCD e guidão em alumínio.
Mas a moto manteve o conhecido motor de dois cilindros em linha. Entretanto, o propulsor sofreu uma pequena perda, atingindo agora 73,4 cv a 9.000 rpm e 6.8 kgf.m de torque a 6.500 giros. Mudança que ocorreu em função da adequação a norma de emissões do Euro5.
Preço e mercado
A MT 07 chegou em 2015 nas cores Matt Grey (Cinza Fosco), Competition White (Branco) e Racing Red (Vermelho). Na época tinha preço público sugerido de R$26.990,00 + frete na versão standard e R$28.490,00 + frete na versão com freios ABS.
Enquanto isso, atualmente (2023), o modelo parte do preço divulgado de R$ 46.390 - nas opções de cores Racing Blue (Azul), Storm Fluo (Cinza) e Metal Black (Preto).