A espanhola Ana Carrasco é a primeira mulher a conquistar um título mundial de motovelocidade competindo, também, com homens. A piloto de 21 anos fez história na categoria SuperSport 300 do World SuperBike (o Campeonato Mundial de SuperBike), garantindo o troféu na 11ª e última etapa da temporada, disputada na França.
A prova aconteceu durante o final de semana passado no circuito Magny-Cours, que foi palco para uma acirrada disputa. A bordo de uma Kawasaki Ninja 400, Ana concluiu a etapa na 12ª colocação e somou os pontos necessários para ficar com a taça ao concluir a temporada com 93 pontos, ante 92 do compatriota Mika Perez.
Ana venceu as corridas disputadas em Ímola (Itália) e Donington Park (Inglaterra). “Estou muito contente, mas foi difícil chegar aqui. Quero agradecer o apoio a toda a equipe Kawasaki que trabalhou muito, e a também à minha família, que sempre me apoiou durante estes anos, e aos meus amigos”, disse após conquistar seu primeiro mundial. Ao programa Supermotor da Bandsports, comandado pelo jornalista Celso Miranda, Ana também afirmou que pretende se manter na Kawasaki em 2019 e que, claro, passará a usar o número 1 estampado em sua Ninja.
No ano passado, Ana já havia se tornado a primeira mulher a vencer uma etapa de um mundial ao conquistar o topo do pódio em Portimão (Portugal). Esperamos que suas conquistas sirvam de incentivo para que, a cada temporada mais, mulheres ingressem no motociclismo e na motovelocidade, passando desde categorias escola até provas mundiais!
Com Ninja 400, Kawasaki domina o WSBK
Em meio a euforia do título de Ana, não podemos deixar passar em branco outro fato, o domínio verde. Em 2018, a categoria de 300 cilindradas (a SuperSport 300 ou WorldSSP300) teve nome e sobrenome: Ninja 400. Com o modelo, a Kawasaki dominou o top3 e teve 6 motos no top10 da classe – contra duas KTM RC 390 R e duas Yamaha R3.
Os resultados obtidos com a renovada Kawasaki Ninja de entrada findaram a era Yamaha R3 que, em 2017, conquistou o título nas mãos do espanhol Marc García e teve 7 motos no top10 da classe. Com as novas motos participantes, a categoria inflou e é composta somente por motores de mais de 300 cm³. Além das já citadas, a Honda CBR 500R também alinha no grid da categoria e cada moto obedece a uma relação específica de peso e potência a fim de garantir o equilíbrio entre todas.