Publicidade

A Suzuki Hayabusa é um nome lendário quando se fala no mundo das duas rodas. Uma vez considerada a mais rápida do mundo, até os dias de hoje o modelo desperta a imaginação de muitos. E não por acaso, a motocicleta japonesa já foi base para inúmeras criações. Confira os 5 projetos mais loucos já feitos!

1 – Super Hayabusa

Chamada de SuperBusa e restrita a fabricação de apenas 40 unidades, a super Hayabusa foi criada no Reino Unido. O projeto é basicamente equipar a moto com um supercharger, subindo a potência original, passando dos 190 cavalos da 3ª geração para espantosos 375 cv! Rodas são de fibra de carbono, discos de freios mais potentes e suspensão aprimorada fazem parte do pacote.

2 – A moto de neve mais potente do mundo?

YouTubers estrangeiros criaram uma moto de neve baseada em uma Hayabusa 2005, radicalmente modificada. Além de usarem um sistema de esteira de um modelo Timbersled Riot 3, o modelo ganhou aprimoramentos na sua motorização. Como um escapamento Yoshimura quatro em um.

Publicidade

Os caras que construíram este monstro das neves afirmam que é a máquina mais rápida do mundo. E na falta de confirmação oficial, vamos acreditar na palavra deles… Como você pode ver no vídeo, de fato a engenhoca realmente é muito rápida… perigosamente rápida!

3 – Suzuki Hayabusa Sports Prototype

A Suzuki apresentou em 2002, no Tokyo Auto Salon, um carro esportivo curioso. O modelo foi anunciado na época como sendo o “carro esportivo mais leve do mundo”, já que o pequeno único pesava apenas 550 kg. A criação tomava emprestado o motor naturalmente aspirado, rendendo os mais de 172 cv, da primeira geração da GSX-R1300R.

Hayabusa Sports Prototype

Hayabusa Sports Prototype: imagine esse carro nas ruas…

Publicidade

O Hayabusa Sports Prototype tinha portas em forma de asa de gaivota e uma carroceria no mínimo curiosa. No entanto, a Suzuki nunca teve planos de colocar o carro em produção. E na verdade, a ideia era baseada no Fórmula Suzuki Hayabusa.

Veja também:

4 – Fórmula 1 da Suzuki?  

Que tal um modelo Fórmula 1 da Suzuki? Um kart maluco com motor da Hayabusa? Nada disso! O Fórmula Suzuki Hayabusa foi o veículo oficial do Campeonato de Fórmula da Malásia de 2002. Uma corrida anual e que ocorreu na época em apoio ao GP da Malásia de Fórmula 1.

Fórmula Suzuki Hayabusa

Fórmula Suzuki Hayabusa era o brinquedo de corridas que todo mundo gostaria de ter em casa

Publicidade

A marca japonesa emprestou 20 carros para o projeto, além de 20 mecânicos da Suzuki Works Techno para o evento. Desta forma, os jovens pilotos que guiaram cada uma das máquinas na pista de Sepang saborearam os mais de 172 cv, mas sob quatro rodas!

5 – Suzuki Hayabusa ou… Drag Busa?!

Imagine uma Hayabusa de 8 segundos com 240 cavalos de potência! Essa é a máquina criada por Glen Northridge, construída para circuitos de corridas de arrancada. A criação foi baseada em uma Hayabusa ano 2004, que ganhou novos pistões e bielas forjados e cárter resinado, com alimentação adicional de óleo.

Drag Busa é um sonho dos que amam arrancadas!

E entre outras coisas, para ajudar com mudanças limpas, rápidas e precisas, um quickshifter Quicklapper foi adicionado. O toque final ficou por conta dos impressionantes painéis de fibra de carbono em revestimento transparente.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]