Publicidade

O Brasil terá novamente um representante na categoria principal do Campeonato Mundial de Superbike! O piloto da MotoE, Eric Granado, vai disputar o WSBK pela primeira vez, alinhando no grid da categoria principal. Além disso, seguirá acelerando na categoria de motos elétricas (MotoE) do Mundial de Motovelocidade (MotoGP), correndo simultaneamente nos dois Mundiais!

Brasil de volta ao Mundial de Superbike 

O anúncio da participação de Granado no Mundial de Superbike ocorreu no dia 1º de dezembro. O piloto é o atual vice-campeão da classe de motos elétricas da MotoGP, a MotoE. Aliás, categoria em que ele seguirá competindo com o time da LCR E-Team em 2023.

piloto da motoe, granado também vai ao mundial de superbike

Brasileiro vai correr na MotoE e também no Mundial SBK

No entanto, a novidade agora é que o paulista vai competir também na temporada do WSBK. Na competição, ele vai correr pela equipe MIE Racing Honda Team, conduzindo uma CBR 1000 RR-R Fireblade nas 12 etapas do próximo ano.

Publicidade

Midori Moriwaki, dona da equipe, disse que a estrutura do time no SBK será fortalecida em seu corpo técnico, para garantir o crescimento e aperfeiçoamento. Enquanto isso, a participação de Granado no Mundial será a concretização de um objetivo antigo do piloto.

granado vai ao mundial de superbike

Midori confirmou a participação de Granado no WSBK

Estou muito feliz por participar da minha primeira temporada de SBK em 2023. Gostaria de agradecer à Midori, à Honda e a todos os patrocinadores por me darem esta oportunidade. Há muito tempo é meu objetivo chegar ao Mundial de Superbike”, disse o brasileiro.

Granado já venceu quatro temporadas do Brasileiro de Superbike e disputou o Espanhol de SBK nos dois últimos anos. Mas, apesar da grande experiência, segundo o piloto o Campeonato Mundial funciona em um nível muito superior. Além disso, o paulista já competiu com o time da MIE Racing Honda Team, em 2020, na etapa de Portugal do Mundial de SBK.

Publicidade

Calendário Superbike 2023 (WSBK)

  • 24 a 26 de fevereiro: Phillip Island, rodada da Austrália
  • 3 a 5 de março: Mandalika, rodada da Indonésia
  • 21 a 23 de abril: Assen, Rodada Holandesa
  • 5 a 7 de maio: Barcelona-Catalunha, Ronda Catalunha
  • 2 a 4 de junho: Misano, Rodada Emilia-Romagna
  • 30 de junho a 2 de julho: Donington Park, UK Round
  • 28 a 30 de julho: Most, Rodada Tcheca
  • 8 a 10 de setembro: Magny-Cours, Rodada Francesa
  • 22 a 24 de setembro: Aragão, Ronda de Aragão
  • 29 de setembro – 1 de outubro: Portimão, Ronda de Portugal
  • 13 a 15 de outubro: San Juan, Rodada Argentina
  • *Rodada final ainda será anunciada

Veja também:

Granado é destaque absoluto na MotoE, mas sem ainda ter conquistado título!

Eric Granado em números!

Granado já totalizou 10 vitórias na MotoE e também soma sete pole positions e 12 voltas mais rápidas – recordes absolutos no campeonato de motos elétricas. Além disso, é de Eric ainda o recorde de hat-tricks (pole, volta mais rápida e vitória), com quatro na categoria até o momento.

Sim, o brasileiro é o único piloto a conseguir a façanha mais de uma vez nos quatro anos de história do campeonato, iniciado em 2019. Ou seja, falta apenas o título da MotoE! Granado também é um dos brasileiros com mais conquistas no motociclismo internacional.

Publicidade

Confira seus números:

Títulos na carreira: 15 (13 de campeão e 2 de vice-campeão)
Títulos nacionais: 8
Títulos internacionais: 7 (5 de campeão e 2 de vice-campeão)

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]