O mercado de motocicletas 0km da Argentina movimenta um volume considerável. Contudo, o país vizinho difere do mais de 1 milhão anual registrado aqui no Brasil. Diferente também são as marcas de motos que fazem sucesso por lá – não espere, por exemplo, ver nomes como Yamaha ou Bajaj. Confira quem vende mais!
Marcas de motos de sucesso na Argentina
Em termos de participação de mercado na Argentina, as principais marcas de motos mantiveram as posições de topo no ano passado. Por lá, os protagonistas são Honda, Motomel, Gilera, Zanella, Corven, respectivamente.
No ano acumulado de 2023, a Honda vendeu 104.947 motocicletas, a Motomel 66.776 unidades, a Corven 52.293, a Gilera 49.550 e a Zanella 49.305 unidades. Contudo, neste ano de 2024 o mercado vizinho viu mudanças notáveis a partir de maio.
A princípio, a Honda continuou a liderar com 3.080 unidades, seguida pela Motomel com 4.614. Porém, a Gilera subiu para o terceiro lugar com 3.487 unidades, deslocando a Corven, que estava em quarto lugar com 3.401. Por fim, a Zanella fechou os cinco primeiros com 2.924 motocicletas no mercado Argentino.
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Mercado em queda significativa na atividade!
Em 2023 o mercado de motos na Argentina teve um volume de novas motos que somaram 470.691 unidades, representando um crescimento de quase 15% em relação ao ano anterior. Em 2022, o país vizinho havia fechado com 411.241 novas unidades.
Entretanto, entre janeiro e junho de 2024, o novo mercado de motocicletas na Argentina registrou uma queda significativa na atividade. De acordo com estimativas da Câmara dos Fabricantes (CAFAM), o mercado reportou somente 206.410 novas unidades.
Enquanto isso, o grupos de concessionárias (ACARA), registrou apenas 203.260 novas motocicletas 0km emplacadas, neste primeiro semestre. Em resumo, ambos os dados refletem uma diminuição de 15% em comparação com o mesmo período de 2023 – um equivalente a cerca de 35.000 motos a menos.
Por fim, fatores como as mais recentes instabilidades econômicas, vividas no país vizinho, tem pesado sobre o mercado argentino.