Publicidade

Dando sequência à nossa série de reportagens sobre conquistar a carta para moto, a CNH A, desta vez vamos abordar a prova teórica. Antes falamos sobre quais etapas e valores envolvem tirar a habilitação.

Iremos conferir o que é abordado durante as aulas em sala. Assim como o que são os aspectos cobrados durante o exame anterior a fase prática.

Veja também:

CNH - carta para moto

Carteira nacional de Habilitação , CNH, atualmente disponível também na versão digital

Publicidade

.

Carta para moto: como é a parte teórica

Depois de aberto processo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, é realizado o exame médico e psicológico. Todo esse trâmite é realizado junto ao Centro de Formação de Condutores (CFC). É também nele que você vai realizar as aulas teóricas, passadas as etapas anteriores citadas.

Vale ressaltar que o número mínimo necessário de instrução teórica é de 45 horas de aulas, para a categoria A. Todo esse conteúdo pode ser distribuído ao longo da semana, em turnos no período da manhã, tarde ou noite. Tudo depende da disponibilidade e pressa do candidato. O aluno tem até 12 meses para concluir o processo completo da CNH.

Carta para moto CNH

Carta para moto: legislação de trânsito é um dos principais temas da prova teórica

Publicidade

Durante as aulas são abordados temas como: primeiros-socorros, direção defensiva e, claro, legislação! Aspectos de mecânica básica também são vistos, afinal a manutenção é obrigação do condutor a cada vez que ele acelera no trânsito.

De forma geral, cada autoescola no território nacional tem o seu próprio esquema de funcionamento das aulas. Mas todas oferecem o mesmo conteúdo, porque afinal vai ser o que será abordado na prova teórica.

.

Exame teórico: hora da prova

Ao cumprir o número mínimo de aulas solicitadas já é possível agendar o teste. A prova teórica é de múltipla escolha e testa os conceitos ensinados. Uma vez paga a taxa (que varia entre os CFC, mas custa em média R$ 70) e agendado o horário também é na autoescola que você vai fazer o exame.

Publicidade
prova teórica da carta para moto

Teste teórico deve ter no mínimo 70% de acertos para a aprovação do candidato

A prova teórica do Detran tem 30 questões, sendo que para ser aprovado você precisa acertar 70%, que são 21 perguntas. Após passar na prova, já é possível marcar as aulas práticas. Mas caso seja reprovado, é preciso esperar 15 dias para pagar uma nova taxa e remarcar a avaliação teórica.

.

Dicas para tirar a carta para moto

Os Detrans costumam disponibilizar simulados da prova no site. Além disso, um material simulando do teste também é abordado durante as aulas. Ou seja, existem oportunidades para testar o seu conhecimento e marcar a avaliação com mais segurança sobre o conteúdo.

aulas práticas da carta para moto

Depois de concluir as aulas teóricas e ser aprovado na avaliação, o futuro condutor avança para as provas práticas. Estas acontecem em circuito fechado, num sistema diferente do praticado com carros

Parece óbvio, mas não faltar às aulas é de extrema importância. Isso porque, mesmo que o seu processo de habilitação seja apenas para a categoria A, ainda são abordados conteúdos da categoria B. Assim, não há uma prova teórica específica para quem está se habilitando para pilotar motos

Independentemente da categoria solicitada na primeira habilitação, são abordadas as legislações e cuidados para as conduções de carros e motocicletas. Fique ligado, vamos abordar ainda os passos seguintes para a carteira de habilitação!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]